20/10/2010 10:39
A comunidade do Morro Branco, localizada no município de São Domingos, Território de Identidade do Sisal, realizou uma Oficina Temática no dia 26/09/10, onde foi trabalhado o tema ovinocultura, e alguns pontos sobre caprinocultura que são as duas principais atividades produtivas nesta comunidade. A AMA Taniele Araújo Avelino contribuiu bastante para a organização da atividade que contou com a participação de vários agricultores familiares, lideranças das organizações comunitárias, e representantes do SINTRAF.
Inicialmente foi feita uma parte teórica, com explicações didáticas sobre conceitos e princípios que orientam a ovino-caprinocultura, englobando desde o manejo sanitário dos animais até a alimentação adequada no contexto do Semi Árido. Pela tarde, os participantes foram conhecer e testar procedimentos práticos, como casqueamento, sarjamento de caroço. Também se aproveitou o momento para debater critérios mais indicados para se fazer a seleção correta de animais que vão atuar como reprodutores ou matrizes do rebanho. Foi dada ênfase aos conteúdos relacionados à correta identificação de defeitos e doenças que devem ser evitados para se viabilizar um rebanho saudável e produtivo, adaptado ao contexto ambiental desta região onde predomina a Caatinga.
A Oficina Temática permitiu ainda aos jovens e mulheres agricultores, debaterem e testarem conhecimentos sobre alternativas agroecológicas de manejo alimentar, sobre cuidados preventivos com a sanidade, e higienização de seu criatório. Como nesta segunda etapa do Projeto AMAs a FASE e seus parceiros pretendem avançar nas áreas de agroindustrialização e de comercialização, os participantes desta Oficina Temática também foram estimulados a debaterem como vem se dando a comercialização dos animais, e se já se pode imaginar a venda futura da carne dos animais abatidos diretamente para o PAA e para o PNAE, o que vai depender do entendimento e cumprimento de regras sanitárias.