05/10/2010 11:21
Nos dia 21 e 22 de setembro, a Equipe Técnica da FASE Bahia, atuante no Território do Sisal, realizou outro Laboratório, desta vez reunindo AMAs de Conceição do Coité, Candeal, e Ichu. Este laboratório se iniciou no dia 21/09, na Comunidade de Canto Alto, município de Ichu. As atividades deste dia foram realizadas na propriedade do Sr. Eduardo que é um agricultor familiar que trabalha com ovino caprinocultura. A FASE Bahia optou por realizar parte do laboratório nesta propriedade familiar, porque o Sr. Eduardo é um agricultor experimentador, ou seja, ele vem tentando colocar em prática procedimentos inovadores que incorporam princípios agroecológicos e que fortalecem a autonomia econômica, e a soberania alimentar de agricultores.
O Sr. Eduardo vem produzindo a ração de seus animais com recursos existentes na propriedade familiar. Este é o aspecto que mais interessava aos AMAs assessorados tecnicamente pela FASE que puderam observar como o Sr. Eduardo produz ração para seus ovinos e caprinos, na forma de silagem e fenação.
A matéria prima são plantas que ele tem na sua propriedade, adaptadas às condições do Bioma da Caatinga. No período da chuva, as ovelhas ficam no pasto, e o excesso de massa verde é conservado para o período da estiagem, através da silagem e da fenação. Os AMAs puderam ainda ouvir explicações e observar aplicações práticas de métodos de controle de doenças nas ovelhas, com a utilização de plantas medicinais existentes naquele ambiente.
Este tipo de sistema de produção evita gastos monetários fora da propriedade, valoriza recursos existentes dentro da propriedade familiar, promove a sócio biodiversidade e contribui para fortalecer a agricultura familiar. E é também passível de reaplicação, uma vez que as condições vigentes na propriedade do Sr. Eduardo são bastante parecidas com aquelas vigentes nas demais propriedades de AMAs da região.
No dia 22/09, os jovens e mulheres AMAs participantes deste laboratório se dirigiram para a Comunidade de Mumbuca, também localizada no município de Ichu. Em Mumbuca, a atividade foi feita na propriedade do Sr. Antônio Cordeiro, mais conhecido como “Antônio Lourinho” e que se dedica à horticultura. Antônio Lourinho também pode ser caracterizado como um “agricultor experimentador” pois vem se dedicando à agricultura orgânica já há vários anos, inovando na adoção e adaptação de procedimentos produtivos. Ele é um agricultor orgânico considerado como referência no município de Ichu, e é uma das famílias acompanhadas pela FASE no Projeto AMAs II. Além dos conhecimentos transmitidos sobre a aplicação de métodos orgânicos na horta, o Sr. Antônio “Lourinho” relatou sua experiência de comercialização de sua produção no próprio município.