26/08/2010 12:11

Conforme você já pôde ler aqui na página, a FASE Bahia vem realizando diversas Oficinas Temáticas nas comunidades onde desenvolve o Projeto AMAs II. Estas Oficinas Temáticas tentam trabalhar temas que são demandas reais das famílias agricultoras.

Na comunidade de Canudos, situada no município de Caetanos, no território de Vitória da Conquista, os jovens e mulheres AMAs identificaram que um dos problemas mais sentidos é o ataque da cochonilha que prejudica a produção da palma forrageira.

O cultivo da palma forrageira é muito importante por se tratar de uma espécie vegetal que consegue tolerar períodos de estiagem, sendo portanto uma fonte de alimentação importante para quem cria caprinos e ovinos naquela região. Apesar de sua adaptabilidade ao clima do bioma da Caatinga, a palma forrageira sofre ataques da praga denominada cochonilha, que pode comprometer bastante sua produção, causando falta de alimentos para cabras e ovelhas, o que prejudicará a segurança alimentar e a renda das famílias.

Por isso, a assessoria técnica da FASE, neste caso sob a responsabilidade do técnico agropecuário Arinaldo Gomes, organizou uma Oficina Temática sobre “Pragas e Doenças da Palma Forrageira”. Além de se debaterem práticas agrícolas mais apropriadas para se evitar a incidência da praga, estudaram-se métodos de controle menos agressivos ao meio ambiente, como é a utilização de pulverizações feitas com base em detergentes neutros. A atividade contou com a participação de várias famílias da comunidade e dos AMAs Eliene Borges da Silva; e Almerinda Almeida dos Santos.

Já na comunidade de Serra Verde, também localizada no município de Caetanos, a Oficina Temática foi sobre “Manejo sanitário e Controle Zootécnico de Caprinos”, e contou com a participação dos AMAs Maria Wilma da Silva Alves e José Orlando Silva.