26/08/2010 14:10
Este velho provérbio popular se aplica perfeitamente à concepção de convivência com o Semi Árido que é colocada em prática pela FASE e seus parceiros no território de Identidade do Sisal.
Nesta época do ano, a estiagem já está atingindo os municípios localizados no Semi Árido da Bahia, e por isso a FASE vem planejando e executando ações de assessoria técnica, e de formação com jovens e mulheres AMAs, para troca de saberes relacionados à diferentes alternativas e possibilidades de se preparar para melhor enfrentar os meses de escassez de recursos hídricos, tanto para as famílias, como para as criações e plantações.
Em 14/08/10, a técnica agropecuária da FASE, Andréa Almeida, juntamente com Isabel Oliveira, técnica da Fundação APAEB, atuando no Projeto Semeando Renda, realizaram atividade conjunta de formação na comunidade de Araçás que fica no município de Araci. Nesta comunidade atuam os AMA´s José Eduardo S. Lisboa; e Viviane. Nesta parceria, o objetivo era debater e construir conhecimentos sobre a produção de reservas de alimentação para os animais criados pelas famílias agricultoras, de maneira a que essas criações pudessem sobreviver ao período de estiagem.
Várias famílias da comunidade se juntaram e com o incentivo dos AMAs, aprenderam a preparar reservas de alimentação para os animais, através do método da silagem. Neste exercício prático, foram produzidos 500 kg de silagem, na propriedade do AMA José Eduardo.
As duas técnicas agropecuárias demonstraram todo processo de preparação para que as famílias possam preparar silagens em suas respectivas propriedades, precavendo-se para não perder animais devido à escassez de água que periodicamente acontece no Semi-Árido. Várias famílias da comunidade mostraram interesse em reaplicar a técnica, e já solicitaram a presença da assessoria técnica da FASE quando forem preparar suas reservas para o verão.