23/08/2010 22:15
A FASE Bahia também está presente na luta pela construção da Segurança
Alimentar e Nutricional no Semi Árido. No município de Serrinha, por exemplo, situado no Território de Identidade do Sisal, vem se consolidando experiências importantes de ampliação da oferta de alimentos produzidos pelas próprias famílias agricultoras. Trata-se de casos em que os Núcleos Produtivos de jovens e mulheres que atuam como AMAs, conseguiram se adaptar às condições sócio ambientais predominantes na propriedade familiar, potencializando o que já existia em termos de produção agropecuária.
A concepção que orienta a FASE Bahia no processo de escolha, implantação e assessoria técnica aos Núcleos Produtivos, privilegia a identificação dos recursos humanos e naturais já existentes na propriedade familiar, bem como, a correta avaliação crítica do contexto social e ambiental da comunidade e região do município. Desta maneira, procura-se orientar os Núcleos Produtivos para se constituírem em exemplos demonstrativos de como ampliar a produção utilizando procedimentos e definindo culturas ou criações que sejam as mais benéficas possíveis para a própria família do AMA. O Núcleo produtivo tem de se integrar ao máximo no contexto da família e da propriedade como um todo. Isto bem sempre se reduz apenas ao aumento do volume do que vai ser vendido fora da propriedade. Deve-se observar também a melhoria na utilização dos recursos já existentes; a substituição de insumos adquiridos fora da propriedade por aqueles passíveis de serem produzidos internamente. Os procedimentos e técnicas adotadas na condução do Núcleo Produtivo devem promover a melhoria nas condições de exercício da soberania energética e alimentar da família envolvida.
No caso da AMA Marivalda Santiago dos Santos, da comunidade de Malhada do Alto, localizada no município de Serrinha, uma das opções que vem sendo trabalhadas é a utilização do milho para a produção de derivados que agregam valor nutricional e financeiro, como a pamonha, e a canjica. Assim, com o milho que ela mesma plantou, e colheu, a AMA Marivalda preparou os derivados que