19/08/2010 22:16
As Oficinas Temáticas são etapas previamente planejadas da intervenção educativa da FASE através do Projeto AMAs. Clicando aqui você fica conhecendo um pouco mais sobre a concepção que orienta esta modalidade de atuação da FASE no processo formativo de jovens e mulheres agricultores familiares. E neste outro atalho você fica sabendo como foi uma Oficina Temática realizada recentemente no Vale do Jiquiriçá, território situado na Mata Atlântica.
Mas a FASE Bahia também está presente em um outro território que é o Portal do Sertão, localizado no bioma do Semi Árido. Neste território, a FASE vem desenvolvendo sua intervenção educativa em Feira de Santana; Conceição de Feira; Irará, Anguera; e Santo Estevão. No mês de agosto foram realizadas novas Oficinas Temáticas, sempre procurando contemplar temas e conteúdos identificados pelos próprios jovens e mulheres que atuam como AMAs nas comunidades.
Estes temas estão ligados às demandas por maiores conhecimentos sobre práticas culturais e cuidados com criações; ou se relacionam com procedimentos necessários à agilização do acesso a políticas públicas e alternativas de comercialização via PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, ou PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Um exemplo deste tipo de ação da FASE, neste segundo ano de operacionalização do Projeto AMAs, foi a Oficina Temática sobre Convivência com o Semi- Árido, realizada na comunidade do Roçado, em Anguera, quando agricultores e agricultoras trocaram experiências e debateram alternativas produtivas que são compatíveis com as características sócio-ambientais deste bioma. O que se busca é encontrar alternativas para fazer agricultura e conduzir criações, neste ambiente de pouca disponibilidade hídrica e onde a maioria das propriedades são de pouca extensão em termos de área disponível. A FASE procura socializar conhecimentos e práticas já elaborados e aplicados por outras organizações e comunidades que também atuam no Semi Árido, seja através de intercâmbios, seja incluindo essas experiências na programação das Oficinas Temáticas que planeja e executa.
Em todas as comunidades onde a FASE Bahia atua nesses 5 municípios do Portal do Sertão, existem Núcleos Produtivos que foram implantados através do Projeto AMAs. Clicando aqui você fica sabendo mais sobre o que são Núcleos Produtivos. Esses Núcleos produtivos também são fontes de conhecimento para as Oficinas Temáticas. Na comunidade do Roçado, em Anguera, por exemplo, a AMA Célia Ferreira Santana está conduzindo com sucesso seu Núcleo Produtivo de ovinocultura, sendo que em sua propriedade também existe uma horta visando melhorar a segurança alimentar da família. A assessoria técnica da FASE, conduzida pelos técnicos agropecuários Ana Isabel; e Jarbas Santana, vem procurando acompanhar essas iniciativas, e sempre que possível utiliza os trabalhos realizados pelas mulheres e pelos jovens AMAs em seus respectivos Núcleos Produtivos, como áreas demonstrativas para a construção coletiva de conhecimentos com outras famílias de agricultores que moram e trabalham nas comunidades.