12/08/2010 22:19

image

O trabalho de assessoria técnica da FASE Bahia está focado na transição agroecológica dos agricultores familiares, pois acredita-se que desta maneira aumentam as chances de se alcançar segurança e soberania alimentar; maior sustentabilidade dos sistemas de produção empregados, e o conseqüente fortalecimento da Agricultura Familiar.

Mas, no dia a dia dos trabalhos, a Equipe Técnica se depara com a realidade hoje existente nas comunidades, onde muitas famílias de agricultores foram implantando culturas, atraídos por injeções de crédito, propaganda governamental, ou tentativas de integração comercial por parte de empresas monopolistas no setor.

Acontecem também casos em que agricultores familiares ocupam parcelas de suas propriedades que em geral são de pequena dimensão, com espécies perenes, de longo crescimento, e essas plantações são feitas sem muito preparo e informação prévios, sobre como coletar e beneficiar a produção. Às vezes sequer se tem canais de comercialização independentes de atravessadores.

Durante uma visita à comunidade de Tacanha Grande, município de Valença, surgiu a necessidade da realização uma prática sobre a sangria de seringueiras. Na comunidade existem agricultores que cultivam a seringueira, no entanto não fazem a retirada do látex, pois têm dificuldades em fazer o procedimento, por falta de informação técnica.

Diante disso, a FASE Bahia planejou e realizou uma atividade de campo, para aprendizado coletivo da extração de látex, com a participação de agricultores de outras comunidades que cultivam a seringueira.