28/07/2010 22:27
A técnica agropecuária Andréa Almeida, responsável pela assessoria da FASE Bahia às comunidades dos municípios de Serrinha, e de Araci que participam do projeto AMAs II, programou e realizou atividades relacionadas à promoção da segurança e soberania alimentar das famílias agricultoras.
Esta atividade é parte da assessoria técnica que a FASE Bahia vem prestando às 3.904 famílias alcançadas pela intervenção educativa do Projeto AMAs II. Normalmente são visitas às propriedades dos jovens e mulheres AMAs, mas que podem também ser feitas de forma mais ampliada, reunindo outras famílias de agricultores que residem na comunidade e que vem sendo acompanhadas pelos AMAs em suas atividades de multiplicação.
Na comunidade de Saco do Moura, em Serrinha, jovens e mulheres participaram ativamente da construção coletiva de uma horta. Neste processo, debateu-se a importância da horta ser orgânica, utilizando-se insumos existentes na própria localidade. Foi lembrada também, a vantagem alcançada quando agricultores familiares cultivam seus próprios alimentos, pois estarão consumindo produtos totalmente saudáveis, e gerando renda, com o gasto evitado na aquisição desses alimentos. Ou seja, quando a família pratica o auto-consumo, está automaticamente gerando mais renda para comprar outras coisas, impossíveis de serem produzidas pelos próprios agricultores. Normalmente, isso traz benefícios diretos para a qualidade de vida dessas pessoas.
Outra vantagem que foi também abordada nesta atividade prática, foi a possibilidade dos agricultores venderem o excesso de produção de suas hortas para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e para própria comunidade. Portanto, as atividades práticas realizadas nas comunidades tem relação direta com o conteúdo das Oficinas Modulares, e das Oficinas Temáticas que são outras vertentes da intervenção educativa protagonizada pela FASE nas 122 comunidades alcançadas pelo Projeto AMAs II. Reforçando a parceria da FASE Bahia com entidades sindicais e associativas, é importante lembrar que a atividade feita na comunidade de Saco do Moura contou com a participação de Antônio, e de Vladson, ambos representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serrinha, e da AMA Zuleide.