31/05/2010 23:15
Graças à experiência acumulada nos 15 meses de execução do Projeto AMAs I, entre abril de 2008 e junho de 2009, a FASE Bahia e seus parceiros puderam elaborar novos instrumentos de monitoramento e de gestão para serem aplicados na execução do Projeto AMAs II.
Uma das propostas inovadoras foi a de prever recursos para a realização periódica de visitas da coordenação estadual aos municípios e comunidades. A coordenação estadual é composta por um engenheiro agrônomo, uma pedagoga, e uma administradora, contando com um coordenador geral. De dois em dois meses, pelo menos um dos integrantes da coordenação vai visitar municípios de cada um dos 8 territórios em que a FASE está atuando. Nestes primeiros três meses de execução do Projeto AMAs II, serão feitas 16 visitas. A possibilidade de visitas à campo por parte de integrantes da coordenação é um avanço considerável, pois aumentam as chances de diálogo e de troca de idéias entre os próprios AMAs e as pessoas que tem a responsabilidade de coordenar a intervenção. Para os técnicos agropecuários, estas visitas aos municípios e comunidades, com duração de três dias cada uma também são importantes, pois se tem tempo suficiente para a colocação de dúvidas e questionamentos, cujo debate permite encaminhamentos fundamentais para a eventual correção de rumos.
A pedagoga Diana Guimarães esteve em campo nos períodos de 23 a 26 de abril, no Território Portal do Sertão, onde juntamente com os técnicos agropecuários Ana Isabel e Jarbas Santos, responsáveis pela assessoria aos AMAs de Feira de Santana, Irará, Santo Estevão, Conceição de Feira, e Anguera visitaram AMAs e comunidades, observando a situação de vários dos Núcleos Produtivos implantados. Em Anguera, por exemplo, puderam observar a evolução do núcleo de ovinocultura.
Em Santo Estevão, Feira de Santana e em Conceição de Feira houve reuniões nos respectivos sindicatos de trabalhadores rurais, para discutir a retomada dos trabalhos na renovação do projeto, contando com a presença da articuladora territorial Gilmara Borges, de AMAs e de dirigentes.
Nos dias 28 a 30 de abril, Diana Guimarães esteve visitando o Território Litoral Norte, onde a FASE atua em Aporá, Inhambupe, Catu, e Alagoinhas, com os técnicos agropecuários Flávio Trindade e Francisvaldo Silva. As visitas realizadas pela coordenação e acompanhadas pelo articulador territorial Luciano Oliveira também tiveram o objetivo de socializar informações com dirigentes sindicais e associativos, sobre a retomada do Projeto AMAs II e levantar informações que contribuam para o correto diagnóstico da situação em que se encontram os Núcleos Produtivos dos AMAs desses municípios, após os nove meses de interrupção da assessoria técnica prestada pela FASE, em função do atraso na liberação dos recursos, por parte do Governo da Bahia.