21/05/2010 23:36

image

A FASE atua no Território do Sisal, através do Projeto AMAs que alcança comunidades situadas nos municípios de Candeal, Conceição do Coité, Ichú, Serrinha, Araci, e São Domingos. Para tanto, conta com o apoio da Articuladora Territorial Cláudia Silva e de dois técnicos agropecuários, Luciano Barreto e Lázaro Araújo.

Ainda em abril, a Coordenação Estadual esteve realizando as “Visitas aos Municípios e às Comunidades”, evento previsto no planejamento da FASE para assegurar não só o monitoramento regular das ações desenvolvidas pela Equipe Técnica que periodicamente está realizando as visitas de assessoria aos Núcleos Produtivos dos AMAs, mas também para viabilizar momentos de debate e de reflexão coletiva sobre diferentes aspectos da intervenção educativa da FASE com jovens e mulheres AMAs, e as famílias das comunidades.

Nesta primeira visita feita nos dias 28 a 30/04, a Coordenação Estadual, representada pelo Agrônomo Wecslei Ferraz, participou de reuniões com STRs parceiros, e pôde visitar AMAs de Serrinha, Candeal, Ichu, e Conceição do Coité, juntamente com o técnico Luciano Barreto, e com a Articuladora Territorial Cláudia Silva. Esta etapa dos trabalhos é muito importante para angariar informações necessárias ao correto diagnóstico da situação em que se encontram os Núcleos Produtivos que foram implantados nos meses finais de execução da 1ª etapa do projeto AMAs (1º semestre de 2009).

Registram-se muitas reclamações dos jovens e mulheres AMAs sobre os 9 meses em que ficaram sem assessoria técnica, devido ao atraso do Governo da Bahia em renovar o convênio. Mesmo com esta interrupção da assessoria técnica, existem exemplos de Núcleos Produtivos que estão conseguindo cumprir seu objetivo de gerar ocupação e renda aos AMAs, além de funcionarem como unidades demonstrativas sobre princípios agroecológicos passíveis de reaplicação pelas outras famílias da comunidade que vêm sendo acompanhadas pelos AMAs, em seus trabalhos de multiplicação de conhecimentos.
Já nos primeiros dias de maio, a FASE realizou as Oficinas Modulares do Sisal, sendo que uma delas foi para jovens e mulheres AMAs dos municípios de Valente, São Domingos, e Conceição do Coité.

O conteúdo trabalhado seguiu a proposta de roteiro elaborada previamente pela Coordenação Estadual do Projeto AMAs II, devidamente contextualizada para a realidade local das comunidades destes municípios do Semi-Árido baiano.