20/05/2010 23:43

image

As Oficinas Modulares são momentos fundamentais do percurso formativo a ser trilhado pelos jovens e mulheres AMAs.

Nos dias 5 e 6 de maio, realizou-se a I Oficina Modular do Território de Vitória da Conquista, reunindo 37 pessoas, entre AMAs de Vitória da Conquista, Caetanos, Planalto, Caraíbas, e Cândido Sales; além da Articuladora Territorial, Rosinéia Amaro, e do técnico agropecuário Arinaldo G. da Silva.

Esta I Oficina Modular permitiu aos AMAs conhecerem os novos técnicos agropecuários que já estão atuando nas comunidades, e possibilitou a construção coletiva de um diagnóstico da situação em que se encontram os Núcleos Produtivos que foram implantados ainda no 1º semestre de 2009, como parte das ações do Projeto AMAs – Ano I.

Nesses 5 municípios foram implantados Núcleos Produtivos de avicultura, caprino-ovinocultura, fruticultura, e apicultura. A grande maioria dos Núcleos foi implantada e vem funcionando, embora enfrentem problemas comuns que incidem sobre a agricultura familiar na região, como ocorrência de períodos de estiagem, por exemplo.

No caso dos Núcleos Produtivos de caprino-ovinocultura, registram-se várias experiências de aumento no número de animais hoje existentes nas propriedades, em relação ao aporte inicial proporcionado pela FASE. Já os Núcleos de avicultura têm uma comportamento variado, e uma primeira avaliação aponta para maiores possibilidades de sucesso naquelas experiências que foram capazes de produzir alimentação local para seus plantéis de aves.

Os AMAs que ficaram dependentes da aquisição de ração externa à propriedade, vem enfrentando mais problemas. As maiores dificuldades acontecem com os núcleos de apicultura, pois seria a primeira vez que os AMAs trabalhariam com este sistema de produção, e dependiam, em maior escala, da continuidade da assessoria técnica disponibilizada pela FASE através do projeto, para poder implantar suas caixas, capturar as abelhas, e fazer o manejo correto. Como se sabe, devido aos atrasos do Governo da Bahia em renovar o convênio, os AMAs ficaram 9 meses sem esta assessoria, e os Núcleos de apicultura foram os mais prejudicados.

Esta etapa inicial de diagnóstico, vai ser complementada pelas visitas técnicas a cada núcleo e comunidade. A FASE e os AMAs acreditam que com a retomada e regularidade da assessoria técnica, por pelo menos mais 12 meses, será possível recuperar aqueles Núcleos Produtivos que estão com dificuldades, e melhorar ainda mais as experiências que já vem apresentando resultados positivos.A Oficina Modular cumpriu a programação prevista, com a socialização de informações e debate participativo sobre alternativas de comercialização (Bloco do Produtor / SimBahia Rural), e políticas públicas (PAA; PNAE).