10/08/2010 11:41
As técnicas agropecuárias Marina e Rosimeire, juntamente com a pedagoga Jucilene, integrantes da equipe da FASE Bahia responsável por parte dos trabalhos do Projeto “Organização e Apoio a Grupos Produtivos de Agricultoras Familiares Território do Baixo Sul – Bahia”, estão realizando as visitas de assessoria técnica às 30 comunidades de Presidente Tancredo Neves; Teolândia; e Valença.
Em cada uma dessas 30 comunidades existe uma liderança feminina, previamente selecionada pelas entidades sindicais e associativas representativas da Agricultura Familiar e que são parceiras da FASE nesta iniciativa. O contato direto entre as técnicas e educadoras da FASE é com estas 30 lideranças, sendo que em cada comunidade vem sendo feitos esforços para grupalizar outras mulheres agricultoras.
As visitas de assessoria técnica procuram identificar problemas e dificuldades enfrentadas pelas mulheres na condução de suas atividades produtivas, e também, debatem alternativas para facilitar e melhorar a comercialização da produção familiar. Também se torçam informações e se debatem possíveis encaminhamentos relacionados ao acesso a políticas públicas essenciais ao acesso a direitos por parte de mulheres agricultoras.
Na comunidade do Julião, localizada no município de Presidente Tancredo Neves, foi detectada a demanda por iniciativas relacionadas à segurança e soberania alimentar. Assim, vem sendo feita assessoria para o plantio de feijão, consorciado com banana que é a principal cultura trabalhada pelas famílias para venda comercial. Além de se aproveitar espaços no período de implantação e crescimento inicial das bananeiras, para o plantio do feijão destinado ao auto-consumo, esta alternativa cria possibilidades de incremento na disponibilidade de alimentos, e diminui os gastos monetários com a compra de feijão na cidade. As mulheres do Julião também começam a ampliar e qualificar suas hortas que recebem assessoria técnica da FASE.