13/10/2010 12:42

image

A comunidade de Pau da Letra, município de Presidente Tancredo Neves, é uma das 30 comunidades envolvidas no Projeto “Organização e Apoio a Grupos Produtivos de Agricultoras Familiares do Território do Baixo Sul – Bahia”.

A situação sócio-econômica das famílias desta comunidade apresenta-se como um desafio para a equipe de educadoras da FASE. Logo na primeira visita de assessoria técnica, identificaram-se problemas ainda mais sérios do que aqueles diagnosticados nas outras comunidades. Por uma série de fatores, a precariedade das habitações e as carências na alimentação das famílias de Pau da Letra eram mais graves. A maioria das casas era de taipa ou de tábuas, os quintais ao redor das casas praticamente nada tinham em termos de plantações e criações, o que prejudicava a alimentação das famílias.

Frente a esta realidade, as educadoras da FASE direcionaram a assessoria técnica e social para enfrentar e superar os problemas detectados. O primeiro passo foi visitar as mulheres em suas casas, conversando com cada uma sobre o que fazer para mudar a situação. Com estes estímulos, logo foram surgindo idéias e propostas das próprias mulheres, sobre alternativas que elas mesmas, com o apoio das educadoras da FASE, poderiam implementar. As visitas nas casas das mulheres possibilitaram a realização de reuniões onde as mulheres, agora em grupo, perceberam que vários dos problemas existentes eram comuns a praticamente todas as mulheres de Pau da Letra.

Com essas visitas e debates em grupo, foi possível definir algumas prioridades de ação assumidas pelasmulheres. Várias delas optaram por fazer hortas nos quintais de suas casas, como um passo concreto para o enfrentamento das carências alimentares. A assessoria técnica da FASE acompanhou várias dessas hortas e já se começa a colher verduras que estão sendo consumidas pelas mulheres e suas famílias.

Outra alternativas proposta e que vem sendo implementada é a criação de galinhas. Algumas das mulheres estão pensando em criar peixes e já começam a se organizar para construir os tanques. Pouco a pouco vai se constituindo um grupo de mulheres agricultoras em Pau da Letra, espaço para aprofundamento da discussão sobre as causas dos problemas vivenciados. As mulheres que participam do grupo começam a refletir também sobre a escolha de alternativas capazes de melhorar sua condição econômica e social. A FASE prossegue com sua assessoria, estando presente diretamente na comunidade pelo menos uma vez por mês, realizando as visitas de assessoria técnica.