21/12/2006 08:58

O Projeto Semear realizou em Agosto de 2006, na Casa Kolping, em Salvador, Bahia, o Seminário Estadual de Intercâmbio Técnico com as turmas de Elevação de Escolaridade ao Ensino Fundamental de jovens e adultos do campo, com objetivos de avaliar e planejar o desenvolvimento das ações formativas do curso de elevação de escolaridade (módulos, intermódulos, laboratórios, intercâmbios e visitas), gestão política e pedagógica. O seminário refletiu acerca dos impactos da ação pedagógica do curso na vida dos educandos/as, da comunidade e da sociedade de modo geral.

Eis resumidamente os impactos do curso apresentados pelos educandos:

Ação pedagógica – Melhorias da leitura e escrita e oratória dos educandos; Conhecimentos dos sinais gráficos; Saber compara o ensino tradicional com metodologia educação transformadora; Conhecimentos significativos, voltados para realidade dos agricultores; Motivação para continuar os estudos;Troca de experiências com escola e comunidade ( tempo escola e tempo comunidade).

Ação social comunitária e familiar -Interesse de outras pessoas da comunidade em participar do curso; Motivação e participação das associações comunitárias da comunidade com a formação sócia – profissional; Criação de hortas comunitárias; Comunidades estão procurando os educandos para falar da experiência formação profissional. As novas praticas de produzir de forma agroecologica; Educandos fazem palestras na comunidade falando de doenças endêmicas e DST; Mudanças de atitudes da família em relação às praticas de alimentação (segurança alimentar); Valorização da comunidade dos produtos da agricultura familiar.

Ação profissional de trabalhador da agricultura – Aumento da produção em 50%; Palestras nas escolas sobre produção agrícola familiar, agroecologia etc; Mudanças de atitudes em relação ao preparo do solo e da produção ao domínio da natureza; As praticas agroecológicas aprendidas no curso são reproduzidas nas propriedades dos agricultores; Ser agricultor experimentador (pesquisador); Consciência de não usar mais agrotóxicos e unsumos químicos na lavoura; Organização do processo de gestão produtiva e administrativa da propriedade.

Ação gestora de dirigente sindical e líder comunitário -Parcerias com Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar principalmente com Secretarias de formação e políticas Agrícolas; Oposição aos sindicatos de agricultores familiares pelegos e personalista; Crescimento do associativismo comunitário com inserção de grupos de jovens e mulheres empreendedoras na comunidade; Formação política da base sindical da agricultura familiar; Compreensão das responsabilidades e funções de dirigente sindical e de Movimentos sociais; Reconhecimento da educação como meio de transformação social; Contribuição nas gestões das admistraçoes publica – legislativo e executivo participação nos conselhos municipais e na elaboração das políticas de orçamentos.