22/05/2007 09:25

Educação e profissionalização dos agricultores familiares visando o desenvolvimento sustentável

A sistematização foi elaborada através de documentos e relatos de participantes do Projeto Semear e tem o objetivo de identificar suas inovações e limites. Dividida em três capítulos, no primeiro, são discutidas as bases conceituais e institucionais da educação no meio rural, a relação entre educação e qualificação profissional, o papel da educação para o desenvolvimento sustentável, as oportunidades que o novo quadro legal abre para novas experiências de educação e um conjunto de novas diretrizes formuladas por instituições nacionais e internacionais para as políticas educacionais no meio rural.

Esta foi a base conceitual e utilizada para a sistematização e avaliação do Projeto Semear, objeto do segundo capítulo. Neste, além das características gerais que orientaram a execução do projeto, foram descritas, sistematizadas e avaliadas as atividades práticas do projeto, no âmbito institucional, metodológico e organizativo.

No capítulo três, são apresentadas onze recomendações para o aperfeiçoamento da lógica do projeto, assim como recomendações relativas aos grandes desafios para a construção de uma proposta educativa compatível com os rumos do desenvolvimento rural no Brasil e a situação específica dos produtores familiares. Este capítulo apresenta também a discussão do que consideramos a questão central desta sistematização, ou seja, qual a institucionalidade mais adequada para a gestão de um projeto de educação formal coordenado por organizações de representação e de apoio à agricultura familiar, que possibilite um conjunto de condições que preserve ao mesmo tempo a legitimidade, o controle social e a qualidade do ensino.