12/02/2009 12:40
O compromisso da FASE com o fortalecimento da organização sindical e associativa dos agricultores familiares da Bahia se expressa em diversas atividades, e é muito favorecido pelas relações de parceria construídas com a FETRAF – Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Bahia, entidade de massa, de representação social e política, fundada em 2004.
Tanto a FASE como a FETRAF Bahia vêm acumulando experiências baseadas na metodologia dos Agentes Multiplicadores de ATER – AMA’s. Em 2007, após longas e intensas negociações com a SUAF – Superintendência da Agricultura Familiar, vinculada à SEAGRI – Secretaria de Agricultura, Reforma Agrária e Irrigação da Bahia, a FASE e a FETRAF conseguiram aprovar dois projetos, praticamente idênticos, cujos objetivos centrais são a promoção da inclusão social de jovens e mulheres agricultores familiares, e a criação de oportunidades de geração de renda através de experiências produtivas construídas e implementadas com princípios agroecológicos
Com a aprovação dos projetos da FASE e da Fetraf, foram celebrados dois convênios com a SEAGRI/SUAF, que vêm sendo implementados desde abril de 2008. A única diferença entre esses convênios é a área de abrangência (territórios de identidade, municípios e comunidades envolvidas). Em termos práticos, tanto a FASE como a FETRAF constituíram suas respectivas equipes técnicas e coordenações administrativas, pedagógicas e técnicas. As rotinas contábeis e administrativas adotadas obedecem às respectivas normas e regulamentações inerentes à cada entidade executora, bem como incorporam memórias, metodologias e culturas institucionais diversas.
No caso da FASE Bahia, por exemplo, as atividades realizadas buscam permanente sintonia com as orientações e práticas do Programa Nacional Direito à Segurança Alimentar, Agroecologia e Economia Solidária, definido pela FASE Nacional para o Triênio 2008-2010.
Sempre que possível, a FASE e a FETRAF Bahia procuram planejar e realizar ações conjuntas, pois isto permite aglutinar maior diversidade, facilita troca de experiências, aglutina situações sociais e ambientais ainda mais diversificadas e favorece o exercício da crítica por parte de pessoas engajadas no mesmo tipo de ações.
Exemplo dessas ações conjuntas são as Oficinas de Formação de Formadores, e mais recentemente, o laboratório feito nos dias 16 e 17/01/09, em Conceição de Feira, município pertencente ao Território de Identidade Portal do Sertão. Nesta oportunidade, integrantes das duas Equipes Técnicas e respectivas coordenações, preparam e aplicaram uma metodologia permanentemente em construção, com famílias das comunidades de Vitória e Teirú que fazem parte do projeto da FASE, nestes municípios.
O laboratório é uma das modalidades do processo formativo de jovens e mulheres AMA’s e de famílias de agricultores familiares envolvidas nos projetos, adotado pela FASE e pela FETRAF na operacionalização dos convênios. Você pode consultar os documentos em anexo para saber mais sobre os princípios pensados pela FASE e pela FETRAF para organizar este laboratório, bem como sua programação completa.