15/12/2008 12:50

trabalhando_compostagemAs responsáveis pela equipe técnica que atua no Vale do Jiquiriçá, Maria José e Veronice, juntamente com a articuladora territorial Naiara, já estão planejando e realizando os intermódulos com jovens e mulheres que atuam como AMA’s – Agentes Multiplicadores de ATER, em comunidades de agricultores familiares dos municípios de Jiquiriçá, Mutuípe, Cravolândia, Laje, Ubaíra, e São Miguel das Matas.

Os intermódulos são uma das modalidades de capacitação dos AMA’s adotadas por este projeto. São precedidos pela realização dos módulos, momentos de elaboração e troca de conhecimentos de natureza mais teórica, com a duração de 3 dias cada um. Cada turma vai freqüentar 3 módulos planejados e conduzidos pelos integrantes da equipe técnica, sob a supervisão e presença de integrantes da coordenação estadual do projeto.

Após a realização de cada módulo, a equipe técnica responsável pelos municípios, comunidades e jovens e mulheres AMA’s da cada um dos 8 Territórios, planeja e realiza o intermódulo que tanto pode reunir todos os AMA’s em uma mesma comunidade, ou, como é o caso mais comum, reúne apenas os AMA’s de uma dada comunidade ou grupo de comunidades situadas mais próximas, de maneira que as pessoas possam se deslocar sem gerar custos com transporte.

No intermódulo, jovens e mulheres AMA’s vão aprofundar conhecimentos gerados nos Módulos, tentando fazer experimentações práticas e aplicações das noções teóricas nas condições existentes em suas respectivas comunidades e propriedades agrícolas familiares.

Neste intermódulo conduzido pelas técnicas Veronice e Maria, jovens e mulheres AMA’s, bem como familiares da comunidade, puderam aplicar conhecimentos e testar alternativas relacionadas à elaboração de compostos orgânicos, utilizando recursos locais (biomassa, restos de culturas – palha, estercos animais, cinzas); sua utilização para melhorar condições do solo nas áreas da propriedade onde já existem lavouras; métodos de fabricação e aplicação de bio-fertilizantes e bio-caldas.