29/10/2008 13:06
Um dos aspectos mais relevantes do “Projeto de Geração de Renda, e Inclusão Social de Jovens e Mulheres AMA’s”, é a possibilidade de se construírem conhecimentos em agroecologia (processo de formação) que vão ser aplicados nas propriedades familiares dos jovens e mulheres AMA’s, com assessoria técnica prestada pelos técnicos agropecuários da Equipe do Projeto.
Esses Técnicos Agropecuários são responsáveis pelo acompanhamento e assessoria a um determinado número de jovens e mulheres AMA’s, em municípios e comunidades previamente determinados pelo projeto. Nestas Visitas Técnicas, são dadas orientações e é feita assessoria a culturas e criações existentes nas propriedades. Posteriormente, jovens e mulheres AMA’s vão multiplicar esses conhecimentos com as demais famílias daquela comunidade. Eventualmente, a depender de condições específicas existentes na comunidade, podem ser organizadas atividades grupais em determinada propriedade, com o objetivo de ampliar conhecimentos sobre tecnologias e métodos de cultivo que venham a facilitar processos produtivos das famílias lá residentes.
Na fotografia que ilustra esta notícia, verifica-se a implantação de hortas de segurança alimentar em municípios do Território Baixo Sul, bem como, a integração das ações deste projeto com outras iniciativas de geração de renda, protagonizadas pelos parceiros da FASE neste projeto (STR’s, associações comunitárias, FETRAF Bahia), como é o caso do plantio de girassol para o Programa Nacional do Biodiesel.