26/09/2008 13:20

III_oficinaformacao_formad229Apesar dos atrasos da SEAGRI Bahia em liberar a 2ª parcela do Convênio 060/2007, a FASE conseguiu cumprir mais uma etapa prevista no Plano de Trabalho, realizando a III Oficina de Formação de Formadores do Projeto de Inclusão Social de Jovens e Mulheres AMA’s, em Feira de Santana, nos dias 03 a 05 de setembro.

Conforme noticiado nesta página, a FASE planejou e executou esta atividade juntamente com a FETRAF Bahia que é responsável pela execução do Convênio 096/2007.

Para analisar o funcionamento das diferentes instâncias em que cada projeto se organiza (Coordenação Estadual; Coordenação Técnica; Área Administrativa e Financeira; Equipe Técnica e Coordenadores Territoriais) as equipes técnicas dos dois projetos (FASE e FETRAF Ba) se reuniram separadamente, debateram e encaminharam questões específicas, levantadas a partir de práticas concretas nos diferentes municípios e comunidades atendidas. Esta metodologia permitiu a avaliação dos passos já percorridos, a identificação de pontos a serem corrigidos, e de outros a serem melhorados.

Os dois grupos formaram uma só plenária nas etapas consagradas ao estudo e debate de temas comuns como o acesso a informações mais consistentes sobre o processo de renegociação das dívidas da agricultura familiar, mudanças na regulamentação do PRONAF e exposições dialogadas sobre programas governamentais dirigidos à agricultura familiar da Bahia.

Houve momentos em que os participantes foram divididos em dois grandes grupos, para que suas respectivas equipes técnicas e coordenadores pudessem avançar na identificação de estratégias e métodos de ação a serem aperfeiçoados.

Esta III Oficina foi essencial para consolidar o planejamento da etapa de construção e realização do processo formativo defendido pelo projeto, o qual será feito através de módulos presenciais (etapa em que o conhecimento se constrói com diálogos e exposições feitas pelos integrantes da Equipe Técnica, com jovens e mulheres atuando como AMA’s); intermódulos (etapa em que os conhecimentos construídos nos módulos são revisitados, no contexto das comunidades e propriedades familiares em que vivem esses jovens e mulheres que atuam no projeto como AMA’s); laboratórios (exercícios práticos de parte dos conhecimentos que vem sendo construídos, implementados nas comunidades e também acompanhados durante as visitas da Equipe Técnica às comunidades); e intercâmbio (etapa em que se visita alguma experiência similar de construção e adoção de conhecimentos agroecológicos pela agricultura familiar).

Para subsidiar esse processo formativo, a FASE distribuiu 300 cartilhas “Agroecologia: plante essa idéia” cedidas pelo Projeto AFAM – Agricultura Familiar, Agroecologia e Mercado – KAS e União Européia. Essas cartilhas serão repassadas às 262 comunidades atendidas pelos dois projetos (FASE e Fetraf Ba.).

A FASE também apresentou e explicou a utilização de outro subsídio, este mais dirigido à capacitação dos integrantes da equipe técnica. Trata-se do conjunto (kit) didático “Tudo ao mesmo tempo agora”, elaborado pela FASE – Projeto Brasil Sustentável e Democrático. Os 32 técnicos, e os 8 coordenadores territoriais receberam um conjunto cada um, com o que poderão aprofundar conhecimentos e conhecer propostas sobre desenvolvimento, sustentabilidade e democracia, temas inerentes ao processo de construção de conhecimentos em agroecologia defendidos pela FASE e pela FETRAF Bahia na operacionalização destes convênios.