Suzana Devulsky
09/08/2024 16:33

O curta-documental “Atrás da Porta”, lançado na última quarta-feira, 7 de agosto, quando Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) completou 18 anos, apresenta relatos de episódios e depoimentos pessoais de mulheres pernambucanas. Através da voz de vítimas e de ativistas, o filme escancara a questão do feminicídio e agressão contra mulheres no Brasil e convoca a responsabilidade pública para o tema.

Rosimere Nery, educadora da FASE Pernambuco, foi uma das entrevistadas e contou sobre sua vivência acompanhando mulheres vítimas de violência doméstica: “Se você vai para junto delas, se você conversa com a mulher que tem sofrido violência o tempo todo, que o tempo todo é chamada de feia, de gorda ou de magra, que isso, que aquilo, que aquela outra é mais bonita…E, um tapa? O tapa só é a gota d’água, entende? Do ponto de vista emocional, aquela mulher já está machucada e sem nenhuma autoestima.”

A educadora também expõem em suas falas as fragilidades do sistema de acolhimento às vítimas e a falta de preparo dos profissionais responsáveis, reforçando a urgência de políticas públicas integradas para a efetiva prevenção da violência e proteção das mulheres vítimas.

Assista o documentário completo.

*Comunicadora da FASE