Julia Tetê e Marina Malheiro
28/08/2024 15:59

Nos dias 26 e 27 de agosto, a equipe da FASE Bahia participou da Oficina Macro territorial de Nivelamento Técnico, Monitoramento e Avaliação do Projeto ATER Biomas. A oficina foi realizada no município de Itaberaba e teve como objetivo construir visibilidade e transparência sobre os aspectos da gestão e execução dos contratos de ATER.

No primeiro dia de evento, os técnicos educadores da FASE e de outras instituições puderam identificar os desafios na execução dos contratos, além de visualizar onde as entidades e a BAHIATER precisam melhorar.

Já no segundo dia, os agricultores e agricultoras, juntamente com as educomunicadoras, participaram de um intercâmbio na Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Frutas de Itaberaba (COOPAITA), a maior produtora de abacaxi in natura do estado da Bahia, que também produz e comercializa frutas desidratadas.

Vera Lúcia Santos da Silva Oliveira, agricultora da Comunidade Boa Vista, no município de Laje, contou que a visita a fez refletir sobre a importância do trabalho em equipe: “se todos forem cruzar os braços, nada se faz, nada se cria”.  Além disso, a agricultora destacou a importância do aproveitamento total do abacaxi:

“Outra coisa importante é o jeito que a cooperativa trabalha aproveitando tudo que se tem no abacaxi, uma fruta que é boa e saudável. Quando se tem uma cooperativa que se preocupa com se a gente se junta e se ajuda, trabalhamos unidos a tendência é crescer. E outro fator é o reaproveitamento da água para lavar tudo e higienizar”, comentou.

 

*Comunicadora FASE Bahia e Estagiária da Comunicação, sob supervisão de Suzana Devulsky.