Paula Schitine
12/11/2024 10:06

Desde o começo de 2024, a FASE vem acompanhando o G20  social, em grupos de engajamento do T20 e o C20 pelo Núcleo de Políticas e Alternativas da FASE (NuPA) e também vem contribuindo com a organização da Cúpula dos Povos, pela FASE Rio. O G20 social foi dividido em 13 grupos de engajamento, dos quais o T20 e o C20 vêm sendo acompanhados por assessores do NuPA.

No T20, a FASE participou da elaboração do policy brief  “Fostering Climate Justice Finance in G20 Countries”, no âmbito da Força Tarefa 02 – Ação climática sustentável e Transições Energéticas Justas e Inclusivas. O documento foi escrito por FASE, BRICS Policy Center, Instituto Tricontinental, MST, International Association for Popular Cooperation, Rede Brasileira de Justiça Ambiental, CooperAcción, Grupo de Justicia Fiscal e IRI PUC-Rio e traz os temas da taxação global justa e dos fundos climáticos liderados pelas comunidades como aspectos centrais de suas recomendações.

O C20 é um grupo de engajamento do G20 que garante que os líderes mundiais escutem as recomendações e demandas da sociedade civil organizada. Como parte do processo do G20, o C20 desempenha funções como fornecer conhecimento especializado e responsabilizar os governos por seus compromissos, buscar resultados positivos para a sociedade e promover meios financeiros eficazes e alocação de recursos para alcançar esses resultados.

No âmbito do C20, a FASE acompanhou dois grupos de trabalho, o GT2 e GT3 participando dos processos de reuniões para a formação do policy brief, que é um documento com uma série de recomendações de políticas públicas. O educador do NuPA, João Vítor Sooma explica que cada um desses grupos de trabalho do C20 elaborou um policy brief que foi encaminhado à secretaria do C20 e que foi condensado em um único documento entregue ao G20 pelo secretariado do C20. Um documento que se propôs a ser um compilado de todos esses policy briefs escritos pelas organizações em cada grupo de trabalho e que posteriormente foi encaminhado para o G20.

A participação da FASE no G20 social, que acontece entre 14 e 16 de novembro, será intensa. Na terça (12) haverá uma preparação para o G20 social com uma mesa de conversa sobre o Policy brief, que foi elaborado para a Força-Tarefa 2 do T20, com as participações da diretora executiva da FASE, Letícia Tura, e a coordenadora do NuPA, Maureen Santos. “Nessa reunião a gente vai conseguir expandir esse tema e ver como ele tem interseção entre as nossas agendas tanto da FASE como de outras organizações da sociedade civil, quanto de movimentos sociais para avaliar e ver como dar prosseguimento para além do documento e para que essa discussão não se encerre com a sua publicação” conclui o educador do NuPA, João Vitor Sooma.

No dia 14, a FASE realiza uma oficina no espaço das atividades autogestionadas no G20 social intitulada “Financiamento para Justiça Climática” que também é voltada para o mesmo policy brief com objetivo de divulgar os resultados e apresentar a pesquisa para um público mais amplo. Essa atividade terá participações de Luiz Henrique Gomes, (MST); Sérgio Chaparro (Dejusticia/Tax Justice Network); Maureen Santos (Brics Policy Center); Nathalie Beghin  (INESC); Letícia Tura (FASE); Isabela Chaves (Plano Integrado de Saúde  nas Favelas/RJ) e Tom Kucharz  (Ecologistas en Acción).

Ainda no dia 14, a FASE participa da Cúpula dos Povos frente ao G20. O encontro acontece no centro da capital fluminense. A Cúpula dos Povos é uma atividade autônoma e independente, por iniciativa de um coletivo internacional de organizações da sociedade civil, redes, sindicatos e movimentos populares. A atividade na ABI ocorre em paralelo à programação oficial da Cúpula de Líderes do G20, que vai reunir chefes de Estado e de governo das vinte entre as maiores economias globais (G20), nos 18 e 19 de novembro próximo, também na capital fluminense.

No dia 15, a FASE apresenta resultados do projeto “Amazônia Agroecológica” dentro da oficina do Fundo Amazônia.  E durante os dias 15 e 16, acompanha outras organizações e plenárias oficiais do G20. Um desses eventos importantes será o Tribunal Popular, uma atividade autogestionada promovida pela Rede Jubileu Sul, entre outras organizações.

As plenárias oficiais do G20 social também são focos de atenção da FASE, e elas acontecem no dia 15, com discussões acerca de três grandes eixos temáticos do G20 social: combate à fome e à pobreza; sustentabilidade e governança global.

No dia 16 acontece a plenária final de síntese do que foi o G20 social, do que foram todas essas discussões, quando será apresentado um documento síntese de todas as discussões para ser aprovado em plenária e construído coletivamente entre as organizações presentes durante o G20 Social.

Como parte da mobilização, também no sábado, o coletivo organizador da Cúpula dos Povos realiza a Marcha “Palestina Livre do Rio ao Mar. Fora Imperialismo!”. A concentração é a partir das 8h, no Posto 6 da praia de Copacabana, com caminhada até o Posto 3.

Confira abaixo a agenda completa com a participação da FASE.

SERVIÇO:

Dia 12/11 – terça – 14h-17h – Mesa de conversa sobre Policy Brief –  Escritório da Fundação Heinrich-Böll – Glória;

Dia 14/11 – quinta – 9h-11h – A Democracia e a participação social como instrumentos de enfrentar a crise socioambiental, climática, energética e civilizatória – Comissão Socioambiental do Conselho de Participação Social da Presidência da RepúblicaLocal: Espaço Kobra- 1º andar – sala 13 – Território Social do G20 – entorno da Praça Mauá;

Dia 14/11 – quinta – 9h-11h – Não Queremos Acordos Comerciais Tóxicos – Atividade da Frente Acordo UE-Mercosul no G20 Social – Boulevard Olímpico Armazém 3 – sala 17;

Dia 14/11 – quinta – 9h-11h – O Impacto Das Mudanças Climáticas nos Direitos Humanos à Água Potável e ao Esgotamento Sanitário e as Estratégias de Adaptação Baseadas em Uma Transição Hidrológica – Sala 3 do Museu do Amanhã;

Dia 14/11 – quinta –  11h-13h – Oficina – “Financiamento para Justiça Climática” –  Boulevard Olímpico – Espaço Kobra – Sala K Primeiro 14;

Dia 14/11  quinta – 14h às 19h. A vida acima do lucro – Cúpula dos Povos Frente ao G20 – Associação Brasileira de Imprensa – ABI;

Dia 15/11 – sexta – 9h às 11h – Oficina do Fundo Amazônia, FASE apresenta o projeto Amazônia Agroecológica – Armazém CRIA – estúdio 1 – Praça Mauá;

Dia 15/11 – sexta – 14h-16h – Mesa da Missão Josué de Castro – Combate à fome e à pobreza – Espaço Kobra- 1º andar – sala 4 – Território Social do G20- entorno da Praça Mauá;

16/11 – sábado – Marcha da Cúpula dos Povos frente ao G20, “Pela vida acima do lucro: povos e natureza não estão à venda” – concentração 8h no Posto 6 – Copacabana – Rio de Janeiro.

Acompanhe pelas redes sociais da FASE e inscreva-se no G20 social.

 

*Comunicadora da FASE Nacional