Cúpula dos Povos Nordeste
14/08/2025 12:53
Fortaleza será palco, entre os dias 21 e 23 de agosto, do II Seminário Cúpula dos Povos Nordeste na COP 30: “Transição ou Tran$ação Energética? Conflitos, violações de direitos, clima e o poder digital”, promovido pela Articulação Nordeste da Cúpula dos Povos rumo à COP 30. O evento reunirá representantes de movimentos sociais, comunidades tradicionais, pesquisadores e ativistas de diversos estados nordestinos para debater os principais desafios da crise climática e as falsas soluções que têm sido apresentadas como “transição energética”.
O seminário será realizado no Auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), no bairro Benfica, e faz parte do calendário nacional de mobilizações da sociedade civil rumo à COP 30, que acontecerá em novembro deste ano, em Belém (PA). A iniciativa é construída de forma colaborativa com organizações da sociedade civil, coletivos e mandatos parlamentares da região.
O evento propõe reflexões críticas sobre os impactos das mudanças climáticas e das políticas energéticas nos territórios do Nordeste, com atenção especial às populações mais vulnerabilizadas, como comunidades indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, moradores de periferias urbanas e povos do campo.
Serão três dias de painéis, rodas de diálogo, debates, atividades culturais e lançamentos de publicações. A programação inclui temas como a financeirização do clima, o papel das big techs na exploração energética, racismo ambiental, direitos humanos, resistências nos territórios e alternativas populares para a construção de cidades justas e territórios vivos.
Além da escuta e articulação política entre os participantes, o seminário também resultará na construção coletiva de uma carta política do Nordeste, com propostas e recomendações que serão levadas para a Cúpula dos Povos e à COP 30.
A atividade é precedida por Caravanas da Cúpula dos Povos em comunidades urbanas e rurais do Ceará, promovendo diálogos sobre justiça climática nos territórios. As mobilizações já passaram por locais como Acaraú, Caucaia, Fortim e bairros periféricos de Fortaleza.
O Comitê Ceará da Cúpula dos Povos reforça que a comunicação é ferramenta estratégica na luta contra a invisibilização de povos e territórios e convida a imprensa e a sociedade a acompanharem e ampliarem essa mobilização.
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO
II Seminário Nordeste da Cúpula dos Povos | 21 a 23 de agosto de 2025
Local: Auditório da Faculdade de Economia da UFC – Benfica – Fortaleza/CE
Data | Horário | Atividade |
Quinta-feira (21/08) | 9h30 | Chegança, mística e abertura com Francisco Vladimir (Jubileu Sul Brasil) |
10h – 12h | Painel 1: Acordos e tratados das COPs e da Cúpula dos Povos | |
14h – 17h | Painel 2: Transição ou Tran$ação Energética? Povos e biomas sob ataque | |
Noite | Lançamento de publicações e noite cultural – Local Frei Humberto | |
Sexta-feira (22/08) | 8h30 – 10h30 | Painel 3: Financeirização do clima, hidrogênio verde e Big Techs |
10h30 – 12h | Painel 4: Ecologia política, interseccionalidade e lutas por bem viver | |
14h – 17h | Debate sobre contribuições dos painéis e
Painel 5: Justiça climática nas cidades e periferias vivas |
|
Noite | Noite de Arte e Cultura + lançamentos – Local Frei Humberto | |
Sábado (23/08) | 8h30 – 10h30 | Organização da agenda Nordeste rumo à Cúpula dos Povos |
10h30 – 12h | Apresentação dos trabalhos e debate | |
13h30 | Síntese política e encerramento com leitura da Carta Política |
PROGRAMAÇÃO DETALHADA DO SEMINÁRIO
II Seminário Nordeste da Cúpula dos Povos | 21 a 23 de agosto de 2025
Local: Auditório da Faculdade de Economia da UFC – Benfica – Fortaleza/CE
Quinta-feira | 21 de agosto
09h30 – 10h00
Chegada, Mística e Abertura
Fala de abertura:
- Francisco Vladimir (Jubileu Sul Brasil / Comitê Ceará da Cúpula dos Povos rumo à COP 30)
10h00 – 12h00
Painel 1: Um balanço dos Acordos, Tratados e Políticas das COPs e da Cúpula dos Povos
Objetivo: Analisar o contexto internacional da COP 30, suas fragilidades e as estratégias de incidência política da sociedade civil.
Painelistas:
- Sarah Lima (Articulação Antinuclear do Ceará)
- Eduardo Soares (REPAM-COP30 / Comissão Política da Cúpula dos Povos)
- Matheus Mendes (MST/RN – Coordenação Nordeste do Plano Nacional “Plantar Árvores e Produzir Alimentos Saudáveis”)
Mediação:
- Magnólia Said (ESPLAR/CE) e Conselho Pastoral dos Pescadores – (CPP/CE)
14h00 – 17h00
Painel 2: Transição ou Tran$ação Energética? Povos, biomas e territórios sob ataque e em resistência
Objetivo: Denunciar os impactos da chamada transição energética nos territórios e biomas e visibilizar resistências locais.
Painelistas:
- Soraya Tupinambá (Ativista e pesquisadora – CE)
- Nevinha Valentim (Movimento de Atingidas/os por Renováveis – MAR – RN)
- Angelaine (Associação Regional de Povos e Comunidades Tradicionais – ARPOLU – CE)
Mediação:
- Mércia Alves (SOS Corpo – PE)
- Fernanda Savicki (Pesquisadora e militante – CE)
Noite
Lançamento de publicações e Noite Cultural
Local: Frei Humberto – Fortaleza/CE
Sexta-feira | 22 de agosto
08h30 – 10h30
Painel 3: Financeirização do Clima, Hidrogênio Verde e Big Techs: novas fronteiras tecnológicas da exploração energética
Painelistas:
- Áurea Anacé (Liderança do Povo Anacé – CE)
- Fabrina Furtado (Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRJ)
- Damny Laya (Instituto de Defesa dos Consumidores – IDEC/SP)
- Rhavena Madeira (Filha do Sol – PI)
Mediação:
- Lúcia Albuquerque (CDVHS – CE)
- Alfredo Baleeiro (Cáritas Nordeste 3 – BA/SE)
10h30 – 12h00
Painel 4: Ecologia política, interseccionalidade e confluências nas lutas territoriais pelo bem viver
Objetivo: Apontar as lutas territoriais no enfrentamento ao racismo ambiental, às violências de gênero e à LGBTfobia.
Painelistas:
- Roma Holanda (Rede LGBTQIAPN+ da Zona Costeira – Instituto Terramar – CE)
- Zezé Pacheco (Conselho Pastoral dos Pescadores – CPP – BA)
- Carla Nayra (Rede REAVER – CE)
Mediação:
- Nairóbi Souza (Pesquisadora – UFRN – CE)
- Vanúbia (Ativista – Campina Grande – PB)
14h00 – 15h45
Rodada de contribuições aos painéis anteriores
Eixos da Cúpula dos Povos em debate:
- Eixo II: Reparação histórica, combate ao racismo ambiental e ao poder corporativo
- Eixo VI: Feminismo popular e resistências das mulheres nos territórios
15h45 – 18h00
Painel 5: Transitar das urgências para as alternativas – Justiça Climática nas cidades para territórios periféricos vivos
Objetivo: Discutir diretrizes e ações por justiça climática urbana a partir das experiências periféricas do Nordeste.
Painelistas:
- Graça Xavier (União Nacional por Moradia Popular – SP)
- Rud Rafael (MTST – PE)
- Joice Paixão (Rede GERA – Governança para Enfrentamento ao Racismo Ambiental – PE)
Mediação:
- Evanildo Barbosa (FASE – PE)
- Representante do Comitê Ceará da Cúpula dos Povos
Noite
Noite de Arte e Cultura + Lançamento de Publicações
Local: Frei Humberto – Fortaleza/CE
Sábado | 23 de agosto
08h30 – 10h30
Organização da agenda Nordeste rumo à Cúpula dos Povos e à COP 30
Coordenação:
- Henrique Frota (Instituto Pólis – SP)
- Mércia Alves (SOS Corpo – PE)
- Andrea Camurça (Instituto Terramar – CE)
Trabalho em grupos temáticos
Perguntas norteadoras:
- O que precisamos fortalecer?
- Qual será nossa agenda coletiva?
10h30 – 12h00
Apresentação dos grupos e debate
13h30 – 14h00
Síntese dos acúmulos políticos e expectativas pós-seminário
Participantes:
- Evanildo Barbosa (FASE – PE)
- Sandra Quintela (Rede Jubileu Sul Brasil)
- Francisco Vladimir (Comitê Ceará da Cúpula dos Povos)
14h00 – 14h30
Encerramento com Leitura da Carta Política do Nordeste rumo à COP 30