Laura Motta
29/09/2025 17:07
A Câmara de Participação Social do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CPS‑CIM) foi criada como instância consultiva para garantir que as decisões e ações do CIM sejam orientadas e enriquecidas pela participação ativa da sociedade civil e do setor privado.
Com mandato de dois anos, a FASE foi uma das 45 organizações selecionadas para integrar o colegiado. Leticia Tura, diretora da FASE, participou da primeira reunião do grupo, realizada em 2 de setembro, que marcou o início dos trabalhos desse grupo estratégico voltado à consolidação do Plano Clima, o principal instrumento de coordenação das políticas nacionais de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O encontro aconteceu no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em Brasília.
“Alguns desafios da sociedade civil na participação nessas câmeras técnicas é garantir que as políticas públicas climáticas sejam vetores de garantia e de defesa de direitos e não vetores de violação de direitos. Que as proposições da sociedade civil sejam visualizadas e efetivadas e que as soluções que vêm dos territórios sejam reconhecidas nas políticas públicas domésticas sobre o enfrentamento das mudanças climáticas”, destaca Leticia Tura, diretora da FASE, em entrevista para gov.br.
*Comunicadora da FASE