Julia Tetê
04/11/2025 11:55

As comunidades Boqueirão da Boa Ventura, situada no município de Ubaíra, e Riachão do Vinhático e Riacho do Meio, situadas em Mutuípe, participaram recentemente de uma oficina sobre “Nutrição das Plantas”, ministrada por Débora Nogueira, Luana Santana e Raquelice Cardoso, educadoras da FASE Bahia. Durante a atividade, foi relatado sobre os elementos essenciais para que as plantas sejam saudáveis e produtivas. A partir disso os participantes compartilharam também seus conhecimentos e abordaram a importância de garantir luz solar, água e nutrientes, que são elementos necessários para o desenvolvimento das plantas. 

Foto: Julia Tetê

Como alternativa, as técnicas apresentaram manejos que favorecem a saúde do solo e das plantas, baseados em três missões fundamentais: agregar o solo, protegê-lo e aumentar a biodiversidade. A discussão também abordou a erosão hídrica, eólica, função dos microrganismos na estruturação do solo e a importância da biodiversidade para a resiliência dos agroecossistemas.

Na comunidade Riachão do Vinhático, os agricultores aprenderam técnicas sustentáveis como cobertura do solo, plantio de espécies de serviço, uso de sistemas integrados, consórcios agrícolas, adubações orgânicas, adubos verdes e rotação de culturas. O grupo conheceu de perto uma experiência bem-sucedida. A oficina foi realizada na casa de Dona Maria, agricultora certificada e acompanhada pela FASE através do projeto ATER Biomas. Ela, que produz alimentos orgânicos, aproveitou para compartilhar suas práticas e resultados, reforçando a eficácia da produção orgânica. Além das discussões sobre os macros e micronutrientes essenciais às plantas e os fatores que influenciam sua absorção, os agricultores também prepararam o biofertilizante e a calda bordalesa, além de aprenderem sobre a produção de microrganismos eficientes, prática já adotada pela anfitriã da atividade.

A oficina reforçou a importância da formação continuada e da valorização dos conhecimentos agroecológicos, apontando caminhos para uma agricultura mais sustentável, saudável e produtiva. A atividade faz parte do projeto ATER Biomas, executado pela FASE no território Vale do Jiquiriçá, Núcleo MA18. O ATER Biomas tem como compromisso o acesso a políticas públicas para a agricultura familiar e fortalecer as práticas sustentáveis no campo.

*Comunicadora da FASE Bahia