Comunicação FASE
12/11/2025 16:46

No dia 10 de novembro, a Comunidade Quilombola Ramal do Bacuri, localizada no município de Abaetetuba/PA, recebeu a visita de uma comitiva da Dinamarca composta por seis parlamentares do Comitê de Clima, Energia e Fortalecimento, além de representantes da Indústria Dinamarquesa e da Embaixada da Dinamarca no Brasil. O objetivo da visita foi conhecer de perto as experiências e resultados dos Sistemas Produtivos implementados por meio do Projeto Amazônia Agroecológica, desenvolvido pela FASE com Apoio Financeiro do Fundo Amazônia/BNDES.

A delegação foi formada pelos parlamentares Rasmus Horn Langhoff, Lea Wermelin, Linea Søgaard-Lidell, Kim Valentin, Charlotte Munch e Dina Raabjerg, pela vice-diretora da Indústria Dinamarquesa, Sra. Anne Højer Simonsen, pelos assessores Mathias Mæhle e Mille Brandrup e pelas representantes da Embaixada no Brasil Linnea Kristine Kansager, oficial de assuntos políticos e econômicos e Cecilie Grandjean-Thomsen, consultora setorial.

A recepção contou com uma apresentação cultural de carimbó, no qual os visitantes participaram dançando em roda. Após isso, ocorreu um coffee break com alimentos preparados pelas mulheres da comunidade, utilizando produtos dos seus agroecossistemas. Essa atividade mostrou a diversidade, as riquezas e potencialidades dos sistemas agroecológicos locais, bem como as ameaças provocadas pelos efeitos das mudanças climáticas.

Em seguida, a delegação fez uma caminhada por uma trilha que passou pela floresta e pelos quintais produtivos. Depois, visitaram empreendimentos coletivos como a casa de farinha, a padaria e a cozinha comunitária. Nestes locais, puderam não apenas observar as instalações, mas também ouvir das próprias comunitárias a importância da floresta e dos sistemas agroflorestais para garantir segurança alimentar e gerar de renda para os povos locais. Ao longo da caminhada, as mulheres conseguiram mostrar as riquezas, potencialidades e ameaças provocadas pelos efeitos das mudanças climáticas e seus impactos, além de apresentarem suas estratégias de enfrentamento.

Esse momento foi muito importante, especialmente por acontecer durante as atividades da COP30, oferecendo às comunidades a oportunidade de demonstrar seu papel na preservação da floresta e apresentar suas ações para lidar com os impactos das mudanças do clima.

Ao término da visita, a comunidade entregou uma carta aos visitantes para que fosse levada à COP 30, contendo sugestões de soluções voltadas à mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.