03/12/2025 15:47

Entre os dias 10 e 20 de novembro, a FASE promoveu atividades em diversos espaços de Belém, alinhadas às ações da COP30 e da Cúpula dos Povos. Os temas abordados incluíram justiça ambiental, soberania alimentar, agroecologia, direitos das mulheres e direito à cidade, reforçando o compromisso com diálogos integrados e participativos. Por meio de eventos paralelos, a FASE realizou 11 ações em espaços de diálogo com outras organizações, destacando a importância de manter um canal de comunicação aberto e contínuo com todas as partes envolvidas.

Confira alguns destaques da participação da FASE na COP30 e seus eventos paralelos.

  • Recepção de Parceiros da FASE

Na noite de abertura da COP30, em 10 de novembro, a FASE realizou um encontro de recepção com seus parceiros na sede da FASE Amazônia, marcando um importante momento de diálogos para reafirmar compromissos em defesa da justiça climática, dos direitos das comunidades e dos povos.

A noite foi aberta pelos diretores da FASE, Letícia Tura e Evanildo Barbosa, e pela coordenadora da FASE Amazônia, Sara Pereira, que destacaram o papel fundamental das organizações da sociedade civil na busca por uma transição justa, popular e inclusiva. No momento, também foi apresentada a Carta Política lançada pela FASE na abertura da COP30.

Foto: Tramaré / André Butter

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Transitar das urgências para as alternativas: a sociedade civil mobilizada no enfrentamento à crise climática nas cidades

A FASE iniciou sua participação no Pavilhão Brasil (Zona Verde) da COP30 com em um evento promovido em uma parceria da FASE com INESC, Instituto Pólis e Abong. O debate contou com a participação de Sara Pereira (FASE Amazônia/FOSPA), Thomas Bross (Aliança Climática), Cássia Caneco (Instituto Pólis) e Sheilla Dourado (INESC) e abordou as alternativas construídas nos territórios e o papel da sociedade civil na resposta às crises urbanas provocadas pelas mudanças climáticas.

Foto: Verde Filmes / Thaís Verônica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Plenária Urbana – Movimentos sociais e organizações da sociedade civil reunidos pela justiça climática e o direito à cidade

No dia 11/11, a FASE, em parceria com o Instituto Pólis, ABONG, INESC, Cúpula dos Povos, Plataforma Global pelo Direito à Cidade, Fórum Nacional pela Reforma Urbana e Coalizão Internacional para o Habitat, realizou a plenária urbana na Casa das ONGs. O debate foi conduzido por Evanildo Barbosa, diretor adjunto da FASE, e contou com a participação de Cristiane Ribeiro, do INESC e Plataforma Dhesca, e Henrique Frota, do Instituto Pólis e Plataforma Global pelo Direito à Cidade. O debate contou ainda com intervenções para contribuições do público presente.

Foto: Verde Filmes / Thaís Verônica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Financiamento para Justiça Climática em países de florestas tropicais e os desafios para cumprimento de NDCs brasileiras

A FASE realizou, no dia 17/11, em parceria com o Fundo Babaçu e a Rainforest Action Network, um painel na Casa do BNDES para discutir os caminhos e os obstáculos relacionados ao financiamento da justiça climática em regiões de florestas tropicais e às metas de NDCs brasileiras. A atividade contou com a fala de Letícia Tura, diretora executiva da FASE, além da presença de representantes do Rainforest Action Network, MIQCB e Fundo Amazônia.

Foto: Verde Filmes/Thaís Verônica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Cúpula dos Povos: Principais resultados e agenda de ação rumo a um futuro de justiça climática

O painel aconteceu na Zona Azul da COP30 para debater sobre a agenda de ação da Cúpula dos Povos apresentada nos espaços oficiais da COP30. Maureen Santos, coordenadora do Núcleo de Políticas e Alternativas da FASE (NUPA) relatou sobre o processo de organização e estruturação da Cúpula, ao lado de Ayala Ferreira (MST), Kwami Kpondzo (Global Forest Coalition) e MIQCB.

Foto: FASE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Destinação de terras públicas na Amazônia e os desafios para gestão comunitária dos territórios no Brasil e na Colômbia

A mesa contou com a participação de Pedro Martins, educador da FASE Amazônia, ao lado de Fábio Pacheco (ANA Amazônia), Maria Ivete (STTR Santarém), Marcela Vecchione (Reexisterra), Daniela Mendoza (CENSAT Água Viva) e Sibel Ys Mejía Rodriguez (ILEX), para falar sobre a destinação de terras públicas na Amazônia e gestão comunitária de territórios no Brasil e na Colômbia.

Foto: FASE

 

 

 

 

 

 

 

  • Roda de Conversa – Mulheres que Alimentam

A iniciativa contou com a presença de Janja Lula da Silva (Tema Mulheres), Elisabetta Recine (Consea Nacional), Paulo Petersen (Tema Agricultura Familiar), além de Jaqueline Felipe (FASE) e Roberta Cardoso (CTA-ZM), representando o GT Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

Foto: FASE

 

 

 

 

 

 

 

  • Justiça Climática, Financiamento e Direitos Humanos: desafios e articulações possíveis

O debate, realizado na Casa das ONGs, abordou as novas formas de financiamento climático e suas implicações. Pedro Martins, educador da FASE Amazônia, e Graça Costa, presidenta do Fundo Dema, participaram do painel para refletir os impactos das mudanças climáticas que intensificam vulnerabilidades sociais, deslocamentos forçados e racismo ambiental.

Foto: Verde Filmes/Thaís Verônica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Justiça Climática e Agroecologia – Propostas territoriais para a transformação dos sistemas alimentares

A diretora executiva da FASE, Letícia Tura, esteve presente no Pavilhão Círculo dos Povos, na COP30, para moderar a atividade. A iniciativa contou com a participação de Gizelda Beserra (Polo da Borborema), Roberta Cardoso (CTA-ZM), BárbaraTupinikim (ANMIGA) e Helena Lopes (Fiocruz).

Foto: FASE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Roda de Conversa – ‘Territórios garantidos: direitos de povos e comunidades tradicionais”

A roda abordou a destinação de terras e o direito de povos e comunidades tradicionais, além de mobilizar o debate sobre o marco legal de titulação de territórios, discutindo desafios, avanços e estratégias para a proteção dos direitos territoriais. A atividade contou com a presença de Pedro Martins, educador da FASE Amazônia, junto aos parceiros Tijupá, Associação de Advogadas(os) de Trabalhadoras(es) Rurais (AATR), Terra de Direitos e Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPM).

Foto: Verde Filmes/Thaís Verônica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Sistemas Alimentares Saudáveis na Cúpula dos Povos

Letícia Tura, diretora executiva da FASE, e Jaqueline Felipe, educadora da FASE Amazônia, participaram da sessão da Zona Azul da COP30 sobre sistemas alimentares saudáveis na Cúpula dos Povos. O painel, que aconteceu no Pavilhão Food Roots and Routes, também contou com a participação de Eduard Nualart e Marissa Reyes (La Vía Campesina).

Foto: FASE