23/09/2011 11:33

Entre 26 e 29 de setembro, em Salvador, na Bahia, cerca de 300 mulheres e homens, representantes de movimentos sociais e diversas organizações, pesquisadores e estudantes participarão do Encontro Nacional de Diálogos e Convergências. Agroecologia, saúde e Justiça Ambiental, Soberania Alimentar, Economia Solidária e Feminismo são os temas do encontro. O desafio é identificar relações entre eles e criar estratégias que promovam maior interação entre redes e articulações para impulsionar a atuação política por preservação ambiental, igualdade de gêneros e acesso a direitos.

Desde a preparação para o Encontro Nacional, a metodologia escolhida é a de valorização da experiência de resistência nos territórios. Não é por outro motivo que foram realizadas “Oficinas Territoriais” em “endereços” identificados como local de resistência e proposição de outra forma de fazer agricultura e de enxergar a relação dos homens e mulheres com o meio ambiente. As oficinas foram realizadas no Pólo de Borborema, na Paraíba; no Planalto Serrano da Serra Catarinense (município de Lages); e no Norte de Minas Gerais, na região de Montezuma.

Estas experiências devem servir de ponto de partida para as reflexões junto a outras, como a de resistência produtiva dos quilombolas do Sapê do Norte, Espírito Santo, caso que a Fase acompanha há muitos anos e vai ser apresentado.

O Encontro Nacional de Diálogos e Convergências está sendo organizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), a Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA), a Rede Alerta contra o Deserto Verde (RADV), a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), o Fórum Brasileiro de Soberania e de Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), a Marcha Mundial de Mulheres (MMM) e a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB). Pessoas e grupos que trabalham com comunicação também vão levar o tema para o encontro.

Para saber mais e acessar os termos de referência para os debates clique em http://dialogoseconvergencias.org.