22/11/2011 10:53

Como parte das comemorações de seus 50 anos, a FASE lançou o livro “Pensar com os outros – 50 anos de FASE: Trajetórias de uma organização da sociedade civil brasileira”, fruto da pesquisa de Leilah Landim e Tatiana Dahmer Pereira.

A obra dividida em quatro capítulos – os dois primeiros dedicados à década de 60 e 70 e os demais relembrando os anos 80, 90 e a primeira década do século XXI – é oportuna não só por sistematizar a história. Afinal, é um trabalho que certamente ajudará a pensar sobre o
papel de instituições do campo político da FASE para a consolidação da democracia e luta por direitos no Brasil. Reflexão, aliás, ainda mais necessária e atual diante do contexto de questionamentos generalistas a todas as entidades que estão sobre o vasto guarda-chuva que o termo “ONG” permite no marco regulatório brasileiro.

Na apresentação, Jorge Eduardo Saavedra Durão aponta que por meio do trabalho de Leilah e Tatiana a FASE põe à disposição da sociedade uma “extraordinária realização em termos de transparência e prestação de contas (…) Expondo, deliberada e criticamente, as intimidades e contradições de seu percurso institucional”. Ele destaca a atualidade desta visita à história ao lembrar os “desafios sem precedentes” enfrentados por entidades como a FASE para sua sustentabilidade institucional e política hoje. E aponta para os atuais debates em curso na instituição que “completa 50 anos de existência com plena consciência do desafio da sua sustentabilidade política em um mundo em convulsão”.

Interessados na publicação podem entrar em contato pelo e-mail comunicacao@fase.org.br.