30/09/2010 18:18

A Aliança Social Continental é uma importante rede de organizações e movimentos sociais de toda a América (do norte ao sul) comprometidos com a defesa dos direitos e pela justiça social e ambiental na região. Diante do que aconteceu nesta quinta-feira no Equador, com o presidente Rafael Correa sendo sitiado por militares e policiais que se rebelaram, a Aliança se manifestou com uma nota em que repudia a tentativa de golpe de Estado naquele país andino. As forças que se aproveitam de conflitos para desestabilizar governos eleitos democraticamente merecem mesmo o repúdio de todos. A Fase, como parceira da Aliança Social Continental, republica aqui sua nota.

Condenamos a tentativa de golpe de Estado no Equador

 Nesta manhã, usando como pretexto conflitos com a polícia nacional por reformas administrativas, forças reacionárias promoveram uma tentativa de golpe de Estado no Equador. Esta tentativa representaria um imenso retrocesso para o país irmão, não somente em relação a sua estabilidade democrática mas também em matéria de conquistas sociais e econômicas, a maior parte das quais está consagrada na nova Constituição.

Nos solidarizamos com irmãs e irmãos do Equador, que se mobilizaram em defesa da democracia e do processo político que se desenvolveu no país nos últimos anos.

Alertamos sobre o perigo de intervenção de forças golpistas externas, e chamamos os povos da América Latina a respaldar o processo democrático do Equador.

Aliança Social Continental