16/09/2010 10:42

Você já deve ter ouvido muita discussão sobre o aquecimento global, as mudanças climáticas que ele provoca e as propostas feitas para combater este problema. É um assunto difícil, muito técnico e cheio de detalhes. Basicamente, se trata de uma constatação científica a respeito do excesso de carbono na atmosfera. Este excesso é causado pelas constantes emissões de gases que contêm carbono, a maioria destas emissões provocadas por fatores ligados à movimentação das economias do mundo inteiro. São fábricas que lançam fumaça no ar, meios de transporte, putrefação de matéria orgânica alagada por hidrelétricas e até mesmo a superpopulação de gado de corte, cuja flatulência lança carbono na atmosfera.

Em suma, é o modelo econômico de desenvolvimento adotado por quase todos os países o grande responsável. Agora que um grande perigo se aproxima, os governos e as grandes empresas que são responsáveis por esta tragédia anunciada apresentam propostas bastante duvidosas para conter o avanço do aquecimento global. Uma delas é o chamado “mercado de carbono”. É uma série de mecanismos que permite às empresas comprar o direito de poluir mais e mais, teoricamente compensando a poluição com determinadas artimanhas.

Novamente, muito complicado. É por isso que a Fase republica um vídeo muito interessante feito por Annie Leonard, uma cidadã dos Estados Unidos preocupada com estas questões. As legendas em português foram feitas pelo Cineclube Socioambiental Crisantempo, um grupo de amantes do cinema que milita por justiça climática e socioambiental no Brasil. Veja o vídeo e entenda melhor o que está se passando com o planeta e como evitar as falsas soluções para o aquecimento global.