11/06/2008 14:16

Dando seqüência às ações previstas no Convênio DIREG 060/2007 – SEAGRI SUAF / FASE, a Equipe Técnica e a Coordenação Estadual do Projeto Jovens e Mulheres AMA’s planejaram e realizaram as reuniões de monitoramento e gestão.

A atividade foi realizada em 7 dos 8 territórios, apenas no Território do Médio Rio de Contas, que engloba os municípios de Ibirapitanga e de Barra do Rocha, a reunião teve de ser adiada.

ATIVIDADE            DATA          LOCAL / Território
Monitoramento    27/05/08    Alagoinhas – Litoral Norte
Monitoramento    27/05/08    Mutuipe – Vale do Jiquiriçá
Monitoramento    27/05/08    Presidente Tancredo Neves – Baixo Sul
Monitoramento    29/05/08    Vitória da Conquista – Vitória da Conquista
Monitoramento    adiado       Ibirapitanga – Médio Rio de Contas
Monitoramento    30/05/08    Feira de Santana – Portal do Sertão
Monitoramento    02/06/08    Valente – Sisal
Monitoramento    31/05/08    Teixeira de Freitas – Extremo Sul

Estes eventos reuniram integrantes da Equipe Técnica; dirigentes sindicais dos municípios pertencentes ao território e que participam do Projeto; membros da Coordenação Estadual; e o Coordenador Territorial que é uma liderança do movimento comunitário ou sindical atuante nos municípios do território. Apesar das limitações financeiras, houve grande esforço para que pelo menos um jovem ou mulher que atuará como Agente Multiplicador de ATER, em cada um dos municípios de cada território, também participasse dessas reuniões, como forma de aumentar a integração entre os diferentes atores e aprofundar o conhecimento sobre a concepção e a prática que orientam esta iniciativa da FASE Bahia, em parceria com a FETRAF e suas organizações de base.

Em média, registrou-se a participação de 25 pessoas nesses encontros que tiveram a duração de um dia. A Coordenação Estadual preparou uma pauta que foi trabalhada em todas as reuniões.

As avaliações realizadas ao final de cada reunião, pelos próprios participantes, realçaram a importância da existência deste mecanismo periódico de consulta e planejamento, pois o espaço criado pelas reuniões de monitoramento não só permite aos técnicos, dirigentes sindicais, representantes das comunidades envolvidas, Coordenador Territorial, e jovens e mulheres AMA’s exporem suas dúvidas, solicitarem e receberem esclarecimentos, formularem críticas e sugestões relacionadas à operacionalização do Projeto, como também cria oportunidade para o debate sobre temas de interesse comum, relacionados à situação da agricultura familiar nestes municípios.

A realização destas reuniões expressa o compromisso da FASE e de seus parceiros com a transparência e a participação democrática na gestão do projeto.

As reuniões de monitoramento permitem também a participação coletiva na avaliação das atividades realizadas no mês anterior e o planejamento, também coletivo, das ações para os próximos 30 dias.

Fique ligado na página da FASE pois estaremos sempre divulgando notícias e informações sobre a operacionalização deste projeto