30/10/2007 16:44

As entidades e movimentos sociais que compõem o Núcleo Facilitador da Articulação em Políticas Públicas no Estado da Bahia estão organizando o VI Encontro Anual da APP “Refletindo sobre o papel dos movimentos e organizações populares na nova conjuntura baiana: uma análise a partir dos territórios de identidade e do PPA 2008- 2011”, que vai se realizar nos dias 09, 10 e 11 de novembro, na Pousada Central, Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 398, Centro, Feira de Santana-Bahia.

O Encontro é parte de um processo de articulação entre os atores sociais baianos que trabalham com políticas públicas, reunidas em torno da APP desde 2001, que tem buscado trocar experiências e amadurecer ações coletivas voltadas para o fortalecimento e instrumentalização da participação popular no processo de tomada de decisão e definição de políticas.

Este ano um dos objetivos é aprofundar a reflexão sobre a conjuntura política, social e econômica da Bahia a partir de duas discussões pautadas na nova gestão para a formulação e intervenção popular em políticas públicas: os Territórios de Identidade e o Plano Plurianual “Participativo” 2008-2011. Pretende-se reunir movimentos sociais e representantes de governo para debater questões centrais como a efetividade dos Territórios e seus fóruns de representação como espaços de interlocução/participação da sociedade civil e definição de políticas públicas; os limites e desafios desse processo e em que medida alarga ou afunila os mecanismos de participação popular; as conseqüências do ponto de vista da mobilização social e da articulação regional entre as organizações populares; a diversidade de atores e temáticas que consegue agregar e os critérios que têm sido utilizados na divisão territorial.

Outro objetivo é promover uma avaliação conjunta sobre as audiências que integraram o processo “participativo” do Plano Plurianual e uma análise da proposta consolidada e aprovada. Em que medida as diretrizes estratégicas eleitas refletem os debates e pautas de reivindicações dos movimentos sociais? Qual a concepção de desenvolvimento econômico sustentável do governo e como se traduz nas ações previstas para os próximos 04 anos? Em que pontos prevê políticas que refletem interesses incompatíveis? Os investimentos por territórios e áreas apontam para mudanças significativas? Alguma ruptura com modelo anterior? Enfim, são alguns dos muitos questionamentos que deve-se enfrentar neste encontro com o objetivo de construir uma agenda comum dos movimentos sociais na intervenção em políticas públicas, bem como definir prioridades de atuação para a APP em 2008.

As despesas referentes a hospedagem e alimentação serão custeadas pela organização do Encontro. As vagas são limitadas e só será permitido um (a) representante por entidade ou movimento.

Conheça o Folder explicativo da Articulação em Políticas Públicas do Estado da Bahia.

Veja a programação do evento.

Mais informações com Kênia Silva –
Articulação em Politicas Públicas no Estado da Bahia
Tel. (71) 33291825.

Núcleo Facilitador da APP:
AATR, CAA, Cáritas Brasileira Ne 3, CEAS, IRPAA, ISPAC, MTD, FASE, Pastoral Rural de Paulo Afonso.