30/10/2007 16:51
Nos dias 13 e 14 de outubro aconteceu o Seminário de Avaliação e Encerramento do terceiro ano da Campanha “Quem não deve não teme” em Feira de Santana, na Bahia.
Representantes de entidades e movimentos sociais atuantes em Itabuna; Camacan; Uibaí; Canarana; Barreiras; Salvador; Gentio do Ouro; Juazeiro; Sátiro Dias; Itaberaba; Xique Xique; Cristópolis; Rui Barbosa; Curaçá; Cotegipe; Alagoinhas; Barra do Mendes; Irecê; Candeal; Lamarão; Santa Terezinha; além de ONG’s com atuação regional e estadual (AATR; CAA; FASE; Cáritas; IRPAA; ISPAC) compareceram e participaram ativamente dos trabalhos realizados durante este evento.
A Campanha é uma experiência de estímulo, formação e acompanhamento da participação popular no exercício do controle social de políticas públicas, concebida e executada em rede, através de parcerias.
A Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais no Estado da Bahia (AATR), Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), FASE Bahia e Cáritas vêm integrando a Coordenação Estadual desde o início, em 2005, e agora o Instituto de Serviços para uma Ação Comunitária (ISPAC) e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) devem se somar a estes esforços, o que seguramente vai permitir ampliar a abrangência da campanha para novos municípios.
A Campanha também vem encontrando dificuldades, pois a construção de experiências de democracia participativa e a conquista de espaços para exercício da democracia direta ainda são muito incipientes neste país em geral, e na Bahia em particular. Os avanços e problemas vivenciados nestes 3 anos da campanha foram debatidos no seminário. Clicando aqui pode-se encontrar uma síntese avaliativa e descritiva, preparada pela Secretaria Executiva e que foi apresentada e debatida durante o seminário.
Em breve a página mantida pela Campanha na Internet www.controlepopular.org.br irá disponibilizar mais informações sobre este Seminário e sobre os planos definidos para sua continuidade em 2008 e anos futuros.