10/08/2024 12:40

A FASE (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional) está presente na região amazônica há 40 anos trabalhando em conjunto com as comunidades tradicionais e os movimentos sociais comprometidos com práticas sustentáveis e justas.

Em 2019, a FASE e o Fundo Dema iniciaram o projeto Amazônia Agroecológica, com apoio do Fundo Amazônia com o propósito de fortalecer grupos de produtores familiares que fazem produzem pela com a Agroecologia em duas grandes regiões do bioma: nos territórios da Baixada Cuiabana e no Sudoeste de Mato Grosso–MT; e no Baixo Amazonas, no Pará, áreas que enfrentam diversos desafios socioambientais pelo avanço do agronegócio e da mineração.
Uma das principais razões para a criação do projeto foi aprofundar o debate da agroecologia na Amazônia como um modelo econômico viável de desenvolvimento.

A agroecologia é uma abordagem essencial de permanência nos territórios por enfatizar práticas que respeitam os ecossistemas e promovem a produção de alimentos de maneira justa e ecológica. Ao integrar aspectos sociais, econômicos e ambientais, a agroecologia se constitui numa resposta eficiente e urgente ao modelo agrícola do agronegócio, que gera degradação ambiental, grilagem de terras, dependência de uso de agrotóxicos e impactos negativos para a saúde e os modos de vida no entorno de suas atividades.

Ao priorizar comunidades tradicionais, povos quilombolas, assentamentos agroextrativistas, comunidades ribeirinhas e povos da floresta, a FASE atuou apoiada na compreensão das características específicas de cada território, respeitando as visões sobre a agroecologia, a diversidade cultural e de organização comunitária. Essa é uma premissa da atuação da FASE.