Notícias

01/07/2021Fase

Café Regional: nas ondas da Amazônia 20

Em junho, o programa Café Regional falou sobre a educação no campo a partir do projeto da Casa Familiar Rural, a contribuição da lei Aldir Blanc para os artistas da região em meio a pandemia de covid, o desmontelo de políticas públicas e da reforma agrária e sobre solidariedade, com exemplos de mobilização em defesa dos territórios e ações sociais


No mês de Junho, o programa Café Regional falou sobre temas como a educação no campo, o poder da solidariedade em tempos difíceis e a contribuições da lei Aldir Blanc para os artistas locais. Além disso, a pérola azulada, como dizem as apresentadoras Jéssica Santos e Daniela Pantoja, discutiu sobre o desmontelamento de assentamentos coletivos e a reforma agrária agrária, sempre de forma remota, seguindo todos os protocolos de segurança, cumprindo com o seu objetivo de levar conhecimento pelos rios e lagos da Amazônia. 

Dessa forma, no dia 05 o assunto foi “Educação no campo é direito e não esmola”, falando sobre o sucateamento do projeto pedagógico “Casa Familiar Rural”, que atua na formação e na profissionalização de jovens no campo. Os entrevistados foram Salomão Hage, coordenador do Fórum Paraense de Educação no Campo e Werlison Sousa, da Comunidade do Prata, em Belterra (PA). 

Seguindo esse raci0cínio, no dia 12 a discussão foi sobre como “a solidariedade transforma o mundo”, trazendo exemplos mobilização em defesa dos territórios e de ações sociais na região. Participaram o Pe. Edilberto Sena, integrante da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Santarém; Johnson Portela, membro do movimento Tapajós Vivo e Jane Cabral, dirigente do Movimento dos Sem Terra (MST), no Pará. 

Já no dia 19, o programa abordou “a lei Aldir Blanc e a sua contribuição para artistas diante da pandemia de covid-19”, já que esta foi e ainda é uma das categorias que mais está sofrendo com o fechamento de espaços públicos em virtude do isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. Por conta disso, Maria Lídia, diretora cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Santarém; Dan Selassie, Priscila Castro e César Crioulo, cantores da região, foram entrevistados. 

E por último, fechando o mês, a atração debateu sobre “o desmantelamento de assentamentos coletivos e a reforma agrária”. Dessa vez, os entrevistados foram Julianna Malerba, assessora da FASE; Ivete Bastos, da Feira Descentralizada das Comadres da Associação de Mulheres Trabalhadoras de Santarém (AMTR); Poliana Soares, do Movimento dos Sem Terra de Marabá (PA) e Manoel Edivaldo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR). 

Sobre o Café Regional 

O Café Regional é uma iniciativa da FASE, em parceira com a Rádio Rural de Santarém (PA) – 710 AM e com a RC FM Lago que conta com o apoio do Greenpeace.  O programa vai ao ar todos os sábados , a partir das 08h05min da manhã, mas todos os episódios ficam disponíveis aqui no nosso site.

Enviando sua mensagem