Notícias

03/10/2014Pernambuco

Fóruns entregaram plataformas políticas a candidatos de Pernambuco

FASE integra as articulações que entregaram mais de 100 propostas aos candidatos


Em Pernambuco, três plataformas políticas, construídas coletivamente, cobraram compromissos no contexto das eleições. Elas foram elaboradas pelo Fórum Estadual de Reforma Urbana (FERU-PE), pelo Fórum das Juventudes de Pernambuco (FOJUPE) e pelo Fórum Suape Socioambiental. Além de pontuar diretrizes, somados os três documentos reúnem mais de 100 propostas aos que assumirão cargos de gestão pública a partir de 2015.

Encontro com os Candidatos ao Governo de PE”, realizado pelo FERU-PE no dia 18 de setembro. (FASE/Arquivos)

Cerca de 20 organizações e movimentos sociais que compõem o FERU –PE assinam o texto “Reforma Urbana, direito da gente!”. As entidades chamaram atenção para questões relacionadas à mobilidade urbana. Como princípio, apontaram que é preciso assegurar “o transporte público coletivo de qualidade, com tarifas socialmente justas e infraestrutura adequada”. O documento destacou, entre dezenas de propostas, a necessidade de se convocar uma Conferência Estadual Exclusiva para debater a questão, estopim das manifestações de junho de 2013. Outros temas também foram abordados como: saneamento básico, gênero e raça, meio ambiente e habitação.

Já o FOJUPE atualizou a “Plataforma das Juventudes”, texto que reúne demandas de diferentes juventudes pernambucanas. O conteúdo parte dos acúmulos do “Encontro Estadual de Organizações Juvenis e Incidência Política – jovens pautando suas prioridades em prol da melhoria na qualidade de vida”. Entre os eixos abordados estão: direito ao desenvolvimento integral: educação, trabalho, cultura e comunicação; direito ao território: cidade, campo, transporte, meio ambiente e comunidades tradicionais; direito à experimentação e qualidade de vida: saúde, esporte, lazer e tempo livre; direito à diversidade e vida segura: segurança, valorização e respeito à diversidade, e direitos humanos; e direito à participação.

O terceiro documento foi construído por entidades e pessoas com atuação na área de direitos humanos na região onde se encontra o Complexo Industrial e Portuário de Suape, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Com base “na defesa de um desenvolvimento que garanta os direitos humanos para todos e todas”, a carta do Fórum Suape apresenta propostas de políticas públicas nas áreas de infraestrutura, meio ambiente, questões fundiárias, moradia, mulheres e juventudes, dentre outras.

Os documentos foram entregues aos candidatos que disputam o governo estadual durante o “Encontro com os Candidatos ao Governo de Pernambuco”, realizado pelo FERU-PE no último dia 18 de setembro. Dos seis candidatos em disputa, cinco estiveram presentes. Os conteúdos também foram divulgados junto às candidatas e aos candidatos que disputaram cargos no Legislativo: senadores e deputados federais e estaduais.

Leia aqui a Plataforma Política do FERU – PE.

Aqui o documento do FOJUPE.

E conheça aqui as reivindicações do Fórum Suape.

Enviando sua mensagem