Notícias

15/08/2018Fase

Ulisses Manaças, presente!

A FASE e o Fundo DEMA se solidarizam com os familiares e demais companheiros e companheiras de luta de Ulisses Manaças, coordenador do MST no Pará


Acampamento da Juventude 2018 na Curva do S, Pará. (Foto: Thomas Bauer/CPT)

Ainda sob o impacto da lamentável notícia, a FASE e o Fundo DEMA se solidarizam com os familiares e demais companheiros e companheiras de luta deste grande líder, militante, protagonista de ações coletivas que não somente pretendiam o acesso à terra, mas que junto a isso reivindicavam a justa democracia, os direitos comuns e igualitários a todos e todas, a valorização de saberes e a construção de valores comunitários. Um ser humano cônscio de seu papel social e que lutava contra a criminalização dos movimentos sociais, contra o agronegócio, contra todas as formas de dominação, exclusão e a financeirização provocadas pela expansão do capital.

Neste momento de retrocessos políticos, econômicos e sociais pelo qual passamos no país, não contar com a sagacidade de Ulisses Manaças, coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Pará, certamente já se torna mais um grande desafio a ser enfrentado.

“Ulisses começou junto comigo a caminhada na comunidade eclesial de base da Jabatiteua. Autodidata, aguerrido, intenso. Meu amigo, compadre, irmão e camarada deixa muitos frutos nesse chão da nossa terra amazônica”, lamenta Aldebaran Moura, coordenadora do programa da FASE na Amazônia.

Enviando sua mensagem