14/01/2008 16:36
O Projeto Semear é uma iniciativa que vem sendo construída em parceria pela FASE, FETRAF Bahia, STR’s, associações e cooperativas articuladas, desde 1998. Realizaram-se várias atividades formativas objetivando fortalecer a organização e as ações dos homens, mulheres e jovens que vêm construindo o sujeito coletivo Agricultura Familiar na Bahia.
Em 2003, o projeto realizou a primeira experiência de “Formação de gestores da agricultura familiar em desenvolvimento sustentável e solidário (DSS), com elevação de escolaridade ao ensino fundamental de jovens e adultos do meio rural”, implementando uma turma no município de Alagoinhas. Em 2005, duas novas turmas se formaram, uma em Mutuipe, e a outra em Vitória da Conquista. Ambas com 29 educandos iniciais, provenientes de diversos municípios cujas organizações de base eram articuladas pela FETRAF Bahia. Este curso reúne vários aspectos da metodologia de trabalho educativo desenvolvida pela FASE e seus parceiros, como a pedagogia da alternância; o planejamento e efetivação de atividades presenciais modulares com a realização de laboratórios e intercâmbios técnicos em propriedades e comunidades representativas do universo em que vivem e trabalham os educandos e educandas; o reconhecimento e a programação de ações específicas que atendam às peculiaridades das relações de gênero e de geração presentes na Agricultura Familiar da Bahia; a preocupação com a aplicação processual dos conhecimentos construídos coletivamente seja na esfera da produção e da comercialização, como no âmbito da intervenção nas organizações sindicais de base, e nos espaços de controle social de políticas públicas mais diretamente relacionadas à qualidade de vida das famílias agricultoras. Estas experiências formativas da FASE e de seus parceiros contaram com apoio financeiro do Ministério do Trabalho – MTE, mas os fundos institucionais e recursos humanos da FASE foram decisivos para garantir seu funcionamento regular ao longo desses anos.
O evento do dia 18 de dezembro, no qual entregaram-se os certificados aos concluintes do curso, contou com a presença dos prefeitos de Mutuípe (Luiz Carlos Cardoso da Silva) e de Baixa Grande (Gilvan Rios da Silva); além de vários vereadores. Compareceram também autoridades ligadas à política pública de educação que acompanharam o Curso em diversos momentos, como a Secretaria de Educação de Mutuípe, a DIREC 04 de Santo Antônio de Jesus, e o Conselho Municipal de Educação de Mutuípe. O comparecimento de representantes do poder público é importante, pois o curso é um exemplo concreto de alternativa de política pública de educação do campo, construída pelos próprios agricultores familiares e suas organizações, que vem dando certo e que pode ser replicada desde que exista vontade política em prosseguir nas parcerias.
Outras presenças importantes nesta cerimônia de certificação foram a de dirigentes sindicais da FETRAF-BA.; do Pólo Sindical de Amargosa; dos STR’s de Cícero Dantas; Fátima; Heliópolis; Baixa Grande; Presidente Tancredo Neves; Ubaíra; Mutuipe; e Santa Inês. Isto demonstra a seriedade e compromisso desta vertente do movimento sindical da agricultura familiar, com a conquista de melhorias na política pública de educação do campo, e com a realização de projetos em parceria com ONG’s e o poder público.
A FASE Bahia esteve presente com toda a sua equipe e vários dos educadores e educadoras que trabalharam com esta turma. A alegria com que os familiares, padrinhos, madrinhas, amigos e amigas dos 24 formandos compareceram e participaram da cerimônia, vários deles tendo de viajar centenas de quilômetros, demonstra como a educação é um dos valores mais respeitados e buscados pela população do campo. Os educandos e educandas entraram acompanhados de seus padrinhos e madrinhas, cantando uma música cujo refrão diz: “dessa história nós somos o sujeito, lutamos pela vida, pelo que é de direito, as nossas marcas se espalham pelo chão, a nossa escola ela vem do coração”.
Feita a composição da mesa e após suas breves intervenções, o educando Arnaldo Carlos da Silva, e a Educanda Gilda Ribeiro de Andrade Santos leram o compromisso da turma, reproduzido abaixo:
“Um dia disseram que papagaio velho não aprende a falar. Que o homem e a mulher do campo não precisavam estudar.
Cresci acreditando nisso. Porém um dia acreditei em mim. Ou o que é melhor, em nós agricultores e agricultoras familiares, e que além de aprender a ler e escrever descobri que cada um pode ser construtor de sua própria história e ser mais, ser um multiplicador de uma educação inovadora e transformadora, que permite registrar nos livros nossa própria história e reescrever a historia desse país e da Bahia.”
Ainda seguindo a programação, a turma fez uma paródia da música Educação do Campo; leu uma mensagem aos homenageados da turma e recebeu também homenagens. Depois das entregas dos certificados houve uma apresentação de voz e violão com artistas da terra. E comes e bebes preparados pelos formandos para suas famílias e convidados.
A FASE Bahia tem a convicção de que esta experiência criou um espaço rico e diverso, firmado na identidade do homem e da mulher do campo, onde educandos e educadores aprenderam e ensinaram. Acredita-se que demos uma contribuição concreta no sentido da concepção defendida por Paulo Freire: “A Educação de jovens e adultos contempla com mais facilidade não só o processo de aquisição da leitura e da escrita como age como facilitadora da compreensão científica que grupos e movimentos podem e devem ter acerca de sua experiência”.
Valeu, educandos e educandas, pela resistência e perseverança demonstradas, e por estarem construindo uma nova história na educação dessa Bahia.
Valeu à FASE, à FETRAF, à Prefeitura de Mutuípe por abraçarem essa oportunidade inovadora.
E valeu também para o STR de Mutuípe por assumir grandes responsabilidades na concretização desta causa.
Parabéns para todos e todas.
FORMANDOS:
1. ADAILTON C. DO NASCIMENTO
2. ALOÍSIO VALTER DE SOUZA
3. ANABEL DOS SANTOS NASCIMENTO
4. ANTÔNIO DE JESUS OLIVEIRA
5. ANTONIO DA SILVA SANTOS
6. ARNALDO CARLOA DA SILVA
7. ARTUR PEREIRA DE JESUS
8. AURELINO DE JESUS
9. GILDA RIBEIRO DE ANDRADE SANTOS
10. GILDÁSIO ALVES DOS SANTOS
11. GILSON DE JESUS TRINDADE
12. JOSEILTON SANTOS ALVES
13. JOEL DE JESUS CONCEIÇÃO
14. JOSÉ CARLOS BISPO
15. JOSÉ RONALDO PAES MUNIZ
16. JOSÉ SILVA SANTOS
17. MARCONDES DE JESUS SANTOS
18. MARIA AURELIANA DA FONSECA
19. MARIA DINALVA DE J. S. DA SILVA
20. MARIA EVANGELISTA DE A. SANTOS
21. MARILENE SILVA DE SOUZA
22. RAIMUNDO JOSÉ DA SILVA
23. VALDINA CORREIA DOS SANTOS
24. VALDIR BASTOS COSTA