02/07/2013 12:21

*Original no site da ABONG

Em meio às atuais discussões políticas que movimentam o país, inclusive o debate sobre uma possível Reforma Política, Associação Braseira de ONGs (Abong), da qual a FASE faz parte, apoia posições e campanhas que visam viabilizar e fortalecer a participação da população, assim como legitimar a atuação de organizações não- governamentais nesse processo. O envolvimento das associadas com as recentes manifestações é considerada importante, pois consolida e difunde opiniões de importantes agentes da sociedade civil que contribuem e lutam pela defesa dos direitos dos cidadãos.

Em entrevista ao site da Abong, Evanildo Barbosa da Silva, diretor da FASE, que é historiador e doutor em desenvolvimento urbano pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), falou sobre a importância da participação nesse debate.

Ele destacou que “os atuais eventos e manifestações estão aí como combustível e combustão potencial de um novo ciclo de nossa cultura política. É sempre bom lembrar que o que ainda se tem de rico e expressivo em termos de cultura política nasceu da luta popular, razão pela qual em parte se explica porque as instituições clássicas estão tão desacreditadas na sociedade”.

Para a Abong, a insatisfação popular expressa nas ruas está alinhada aos contínuos esforços dos movimentos sociais e organizações da sociedade civil, envolvidos há décadas na luta pela democratização do País.

Em apoio aos movimentos sociais, associadas como FASE (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional), Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos), Geledés – Intituto da Mulher Negra, Criola, CFEMEA (Centro Feminista de Estudos e Assessoria), Ação Educativa e SDDH (Sociedade Paraense de Defesa de Direitos Humanos), entre outras, assinaram uma nota defendendo o direito de manifestação, impulsionada atualmente pelos episódios de repressão, discriminação e violação de direitos.

Na nota original publicada em sei site a Anong listou notícias e textos opinativos publicados nos site de suas associadas para motivar o debate:

GELEDÉS
http://www.geledes.org.br/em-debate

Canal Ibase
http://www.canalibase.org.br/

SOF – Sempre viva Organização Feminista
http://www.sof.org.br/

ISA- Instituto Socioambiental
http://www.socioambiental.org/

Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos
http://sddh.org.br/

Católicas pelo direito de decidir
http://www.catolicasonline.org.br/

CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessoria
http://www.cfemea.org.br/

Cunhã Coletivo Feminista
http://cunhanfeminista.org.br/