07/05/2010 15:28
A FASE Bahia participou das atividades organizadas pelo Pólo Sindical da Região de Amargosa, em comemoração ao 1º de Maio – Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores.
Esta foi a 23ª terceira edição desta grandiosa manifestação que anualmente se repete em um dos municípios da região de Amargosa que se distribui pelos territórios de identidade do Vale do Jiquiriçá e do Baixo Sul.
Neste ano de 2010, Mutuípe foi escolhida para sediar as comemorações e lutas. O Pólo Sindical planejou atividades para dois dias, sendo que no dia 1º de maio, foram realizadas plenárias e oficinas para debater assuntos relacionados à melhoria na organização comunitária e sindical da Agricultura Familiar. Pela manhã, dezenas de pessoas provenientes de comunidades de vários municípios, reuniram-se nas dependências de uma escola municipal para debater conceitos relacionados à Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável.
Os pronunciamentos feitos quando da Mesa de Abertura da 23ª Manifestação revelaram a importância crescente da Agricultura Familiar no cenário econômico e sócio político da região de Amargosa. O coordenador geral da FETRAF Bahia, Joeleno Monteiro esteve presente, bem como integrantes da Prefeitura, e da Câmara de Vereadores de Mutuípe, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Diocese de Amargosa. Em todas as intervenções, os oradores procuraram expor suas análises sobre a história e o significado do 1º de Maio, em termos de conquista de direitos históricos como a limitação da jornada de trabalho, o acesso à previdência social, e a necessidade de fortalecer sempre a organização dos trabalhadores e trabalhadoras, para assegurar a continuidade dessas conquistas, e a ampliação dos direitos que representam melhorias concretas na qualidade de vida de dezenas de milhares de famílias agricultores desses municípios articulados pelo Pólo Sindical da Região de Amargosa.
A participação das mulheres e jovens foi muito elogiada e entendida por todos e todas como uma necessidade fundamental para a continuidade das lutas e das conquistas do movimento sindical. Ainda na parte da manhã do dia 1º de maio houve uma palestra proferida pela FASE Bahia abordando os conceitos que facilitam a compreensão da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável a que se seguiram intensos debates.
Após o almoço preparado pelas mulheres da Associação dos Pequenos Produtores da Região do Fojo, servido pelo STR de Mutuípe, os participantes se dividiram em 3 oficinas, sendo que a FETRAF coordenou os trabalhos da Oficina “Agricultura Familiar e Juventude”; a UNEB facilitou a oficina “Agricultura Familiar e Economia Solidária”; e a FASE aceitou o desafio de contribuir na oficina “Fortalecendo a Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Sustentável”.
Depois, reunidos em plenária, os participantes debateram as conclusões de cada oficina e definiram os encaminhamentos e propostas que seriam adotados pelos participantes da passeata do dia seguinte, quando centenas de agricultores, vindos de mais de 15 municípios da região de Amargosa, se concentraram na sede do STR de Mutuípe, saindo em passeata pelas ruas e praças de Mutuípe, para encerrar esta grandiosa manifestação com uma celebração e um ato público, juntamente com a 3ª feira da Agricultura Familiar (clique aqui para ver o convite e programação do Pólo Sindical da Região de Amargosa).