21/12/2011 18:11

image

Em Saco do Moura, comunidade do município de Serrinha, onde atuam as AMAs Zuleide e Valdimira.foi realizada oficina para socialização de conhecimentos. Neste Participaram Edvan, articulador territorial do Sisal e Vladson, articulador municipal, além de Elson, técnico da Fatres, entidade que tem sido parceira da FASE em diversas ações.

A técnica Andréa Almeida, responsável pelo trabalho de assessoria da FASE nesta região, foi responsável pelo planejamento e realização da Oficina na casa de Seu Pedro, agricultor-experimentador considerado exemplo para as demais famílias agricultoras da comunidade. Com a organização de intercâmbios como este a FASE coloca em prática os princípios da transmissão de conhecimentos de agricultor para agricultor.

Foi por isso que promovemos o encontro de Seu Pedro e a AMA Zuleide, que mantém um belo Núcleo Produtivo com aves de postura.

Graças a este intercâmbio e as visitas de assessoria técnica e demais acompanhamentos feitos pela FASE, o Seu Pedro tem hoje seu próprio Núcleo Produtivo. Ele recolhe cerca de 50 ovos por dia, tem duas chocadeiras, e conseguiu se organizar para também comercializar ovos e pintinhos na comunidade.

A assessoria técnica da FASE conseguiu orientar e acompanhar Seu Pedro, de maneira a que ele obtivesse seu Bloco de Notas – SimBahia Rural -, habilitando-se assim para fornecer para o Programa Nacional de Alimentação Escolhar (Pnae).

A FASE levou outras famílias agricultoras para conhecer a propriedade de Seu Pedro, para que elas percebam que podem sim produzir como ele. Basta ter comprometimento, atitude e boa vontade para fazer as coisas. Durante esta visita de intercâmbio e socialização de conhecimentos, Seu Pedro contou como faz para manter suas aves tão bem e sobre os remédios naturais que a FASE o incentiva a usar, gerando economia. Os participantes também conversaram sobre as rações feitas com matéria prima existente na propriedade. Seu Pedro tem uma trituradeira própria para isso.

É assim que a FASE pretende mudar a visão dos agricultores: mostrando experiências de outros para que possam seguir e mudar seus pensamentos e práticas.