03/03/2009 12:42

F1N1A FASE Bahia tem trabalhado para selecionar e elaborar diferentes tipos de material didático com qualidade, para subsidiar as várias modalidades de formação e de assessoria prestadas pelos integrantes da equipe técnica aos jovens e mulheres que atuam como AMA’s, bem como às famílias de agricultores que residem nas comunidades desses AMA’s.

Esses materiais didáticos são utilizados, por exemplo, nas oficinas de formação de formadores, eventos em que participam os 16 técnicos agropecuários, mais os 8 coordenadores territoriais, educadores populares da FASE, dirigentes da FETRAF e o pessoal responsável pela gestão administrativa deste projeto. Conforme já noticiado aqui nesta página, a FASE já realizou as 4 oficinas previstas neste primeiro ano do projeto.

Os técnicos agropecuários organizam, em conjunto com a Coordenação Técnica Estadual em cada um dos 8 territórios de identidade, a série de módulos presenciais, intermódulos e laboratórios que, em conjunto com o intercâmbio, constituem o percurso formativo trilhado pelos jovens e mulheres AMA’s. A maior parte destas atividades formativas já foi realizada desde abril de 2007, quando se iniciou a execução do Convênio Direg 060/2007 – SEAGRI SUAF. Aqui na página da FASE Bahia podem ser encontradas várias notícias que informam o conteúdo e a metodologia utilizada pela FASE e seus parceiros na realização destas atividades.

A FASE também é responsável pela realização mensal de reuniões de monitoramento em cada um dos 8 territórios, e esses momentos são utilizados para a distribuição de material didático para os AMA’s. Os materiais servem como complementação das atividades formativas já realizadas e como fonte de consulta para suas ações de visita às 15 famílias de suas respectivas comunidades. Os técnicos agropecuários diretamente responsáveis pelo acompanhamento de um determinado número de AMA’s e comunidades procuram utilizar esse material didático como apoio ou referência nos momentos de assessoria técnica feitos nas propriedades das famílias de agricultores envolvidas, ou como subsídio durante os intermódulos e laboratórios. Enfim, o que a FASE busca, das mais variadas formas, é utilizar publicações como parte de um processo de construção de conhecimento onde a realidade concreta vivenciada pelos jovens e mulheres AMA’s, nas suas diferentes propriedades e comunidades, também seja observada criticamente e incorporada.

No dia 13/02/09, realizou-se mais uma dessas reuniões de monitoramento mensal, na sede do STR de Presidente Tancredo Neves, reunindo representantes dos jovens e mulheres AMA’s deste município, de Valença e de Teolândia. Neste dia, a FASE fez a entrega de exemplares fotocopiados da publicação “Agroecologia colocada em prática”, volume 2 do Projeto Agricultura Familiar, Agroecologia e Mercado, iniciativa que vem sendo feita no Ceará pela Fundação Konrad Adenauer, co-financiada pela União Européia. Este projeto cedeu 300 exemplares do volume 1 intitulado “Agroecologia plante essa idéia”, que a FASE já distribuiu aos AMA’s em 2008.