14/10/2011 21:54
Ubaíra é um dos 37 municípios onde a FASE Bahia promove ações de fortalecimento da agricultura familiar. Situada no Vale do Jiquiriçá, no bioma Mata Atlântica, Ubaíra tem significativa parcela de sua economia ligada ao setor primário, sendo que existem centenas de famílias agricultoras no município. A distribuição da terra é profundamente injusta: dados oficiais indicam que de 70% a 80% das propriedades rurais identificadas pelo Censo Agropecuário feito pelo IBGE em 1996 possuem menos de 10 hectares de área, cada uma. Ou seja, em Ubaíra, predomina o minifúndio, com muita gente com pouca terra; e pouquíssimas empresas ou fazendeiros, com muita terra. É neste contexto que a FASE Bahia atua.
As principais lavouras desses agricultores familiares são o cacau e a banana. Em menor escala, mandioca. Muitas das famílias possuem quintais produtivos nas pequenas áreas ao redor de suas casas, onde produzem frutas variadas para auto consumo, além de pequenas criações, principalmente de aves para subsistência e , quando possível, produzem doces ou polpas de fruta.
Márcia que é AMA na comunidade de Estopa e Maria Aparecida que é AMA na Patioba; bem como, parte das famílias alcançadas pela intervenção; estiveram reunidos com José Henrique, integrante da Equipe Técnica da FASE, para debaterem prioridades relacionadas ao enfrentamento de problemas já identificados pelo diagnóstico da situação em que se encontram os Núcleos Produtivos dos AMAs.
É preciso ampliar e melhorar o acesso de AMAs e famílias às políticas públicas que garantem direitos. A busca por alternativas de comercialização passa pela regularização da associação; e pela criação do ponto de venda da Agricultura Familiar no município. Os AMAs fizeram um levantamento dos agricultores que têm dificuldades em acessar o Pronaf pela primeira vez e foi marcada reunião para debater propostas relacionadas à organização da feira itinerante no município. Em outro encontro o tema será a revitalização da associação da Patioba. Também ficou marcada uma oficina temática na comunidade da Estopa, sobre enxertia.