04/05/2010 23:45
A FASE já vem retomando suas atividades através do Projeto AMAs em Presidente Tancredo Neves e em Valença, municípios localizados no Baixo Sul da Bahia onde atua a técnica agropecuária Rosélia Melo.
Trata-se de área inserida no bioma da Mata Atlântica, com significativa presença de população afrodescendente e expressiva participação da agricultura familiar na economia local. Embora exista certa propensão à prática da monocultura do cacau e da banana, a Fase, o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Presidente Tancredo Neves e as associações comunitárias de Valença vêm conseguindo contribuir para que um número crescente de famílias agricultoras diversifiquem suas propriedades, criando melhores condições para se alcançar a soberania e a segurança alimentar.
A experiência do Projeto AMAs, com sua ênfase na inclusão social e econômica de jovens e mulheres, viabilizou a instalação de 12 núcleos produtivos em seis comunidades que serão assessorados para que sua produção se amplie e os jovens e mulheres responsáveis por eles acessem uma renda maior e construam novos conhecimentos sobre alternativas de comercialização.
Neste processo, alguns AMAs e suas famílias têm construído alternativas interessantes, junto com a assessoria técnica da Fase, usando criatividade e demonstrando uma alta capacidade de inovação. Em um dos núcleos produtivos de avicultura, o pai da jovem AMA observou que a alimentação das aves tinha um custo alto e que poderia comprometer a sustentabilidade da experiência. Trocando idéias com a Fase, passou então a produzir sua própria ração, com ingredientes existente na propriedade, como crueira e folhas de mandioca, além de milho, viabilizando assim sua crescente independência em relação a insumos externos, o que aumenta a sua renda e garante a soberania e a segurança alimentar da sua família.