08/09/2010 11:56
A assessoria técnica prestada pela FASE Bahia no Território de Identidade do Sisal organizou uma atividade formativa sobre apicultura para agricultores familiares da Comunidade do Morro do Mamote, município de São Domingos.
Este trabalho foi realizado nos dias 21 e 22/08/10, organizado pelo técnico agropecuário da FASE Francisco Oliveira, que procurou e conseguiu estabelecer uma parceria com o SEBRAE, o qual disponibilizou técnicos especializados em apicultura para demonstrar o funcionamento de uma Casa de Mel.
Casa de Mel é o estabelecimento onde se faz a agroindustrialização e beneficiamento do mel obtido na criação de abelhas. Geralmente, é um equipamento que serve a um conjunto de apicultores, pois seu custo operacional, e necessidade de matéria prima, são superiores às possibilidades da imensa maioria dos agricultores familiares que trabalham na atividade com poucas colméias (ou caixas).
A situação ideal se verifica quando uma associação de agricultores familiares que desenvolve a apicultura consegue também se organizar em uma associação para fazer a gestão da Casa do Mel, e depois trabalha coletivamente para fazer a comercialização coletiva deste produto já beneficiado. Mais de 15 apicultores na comunidade de Morro do Mamote participaram dos dias deste curso, pois têm interesse em desenvolver a apicultura.