20/10/2010 10:16
A Equipe Técnica da FASE Bahia tem a responsabilidade de prestar assessoria aos jovens e mulheres agricultores familiares que atuam como AMAs, nas comunidades em que vivem e trabalham. Durante essas visitas de assessoria técnica, novos conhecimentos são construídos, através do intercâmbio entre os saberes populares acumulados pela prática produtiva das famílias agricultoras, e o conhecimento sistematizado adquirido pelos técnicos agropecuários nas escolas agrotécnicas e Escolas Família Agrícola onde estudaram.
O momento da visita de assessoria técnica às propriedades familiares dos jovens e mulheres AMAs pode e deve ser presenciado por outras famílias agricultoras, e os AMAs ficam com a incumbência de tentar multiplicar a assessoria recebida, sempre respeitando o contexto social e ambiental da comunidade.
Agora em outubro, por exemplo, foi feita uma visita de assessoria técnica na comunidade de Rangel que fica no município de Candeal, localizado no Território do Sisal. Nesta comunidade atua a AMA Juscivalda Brito que juntamente com seu esposo José se dedica à ovinocultura que nas condições prevalecentes no Semi Árido destina-se à criação de ovelhas para produção de carne.
Como já começou o período da estiagem, a assessoria técnica da FASE e o casal de agricultores priorizaram alguns procedimentos de manejo do rebanho que são essenciais para viabilizar uma boa produção. Foi feita a vermifugação do rebanho para que as ovelhas ficassem livres de infestações de vermes, aumentando sua capacidade absorção e metabolismo de nutrientes.
Planejou-se a continuidade das ações de rotação de pastagens, método que tem proporcionado razoável alimentação natural às ovelhas, apesar da incidência periódica de secas que afetam o volume de alimento disponível nos pastos. Com a divisão dos pastos em áreas menores (piquetes) e a rotação freqüente das ovelhas pelos piquetes, evita-se degradar demais a pastagem, e proporcionam-se melhores condições de rebrota para as plantas forrageiras.