12/11/2010 13:22
As visitas de assessoria técnica vêm sendo feitas pela FASE Bahia nas 122 comunidades alcançadas pelo Projeto AMAs II. Conforme já se noticiou aqui mesmo nesta página, a Equipe Técnica tem procurado sintonizar os conteúdos trabalhados durante as visitas de assessoria às propriedades dos jovens e das mulheres que atuam como AMAs nas suas comunidades, com os conhecimentos construídos nas Oficinas Modulares, e os temas tratados nas Oficinas Temáticas e também, revisitados durante as práticas feitas nos Laboratórios.
Mas, deve-se prestar atenção também para demandas que surgem e são explicitadas nas comunidades, por famílias de agricultores que são regularmente visitadas pelos AMAs, e que eventualmente colocam situações existentes em suas áreas de plantio ou de criatório que precisam de algum tipo de encaminhamento técnico.
Na comunidade do Gervásio, situada no município de Valença, no Território do Baixo Sul, temos o exemplo do interesse das famílias em implantar uma horta comunitária de ervas medicinais, em consórcio com hortaliças. E a Equipe Técnica da FASE vem trabalhando para prestar toda a assessoria possível a esta experiência que contribui decisivamente para a conquista de maior segurança alimentar e nutricional para as famílias de agricultores envolvidos na experiência.
Outra demanda identificada nesta comunidade é pela assessoria técnica na elaboração de projetos de financiamento do PRONAF. Alguma das famílias de agricultores desta comunidade também está sendo assessoradas para realizarem um levantamento minucioso de sua produção atual, e de eventuais potenciais de novas produções, a fim de que se possa dialogar e planejar, coletivamente, como essas famílias poderiam ser cadastradas pelo AMA que atua na comunidade, com vistas a viabilizar acesso aos programas de comercialização como o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos; e o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.