20/10/2010 10:29
Mais um exemplo do efeito multiplicador dos Núcleos Produtivos implantados pela FASE Bahia, através do Projeto AMAs, pôde ser conhecido por agricultores familiares acompanhados pela FASE nesta intervenção educativa.
No dia 08 de outubro, realizou-se a Oficina Temática na comunidade de Casinhas,
município de Araci, organizada pela técnica agropecuária Andréa Almeida, juntamente com os AMAs Fabiano Moura Silva; Maria das Dores Magalhães do Carmo; e Jussania Pedreira dos Santos, esta atuante na comunidade vizinha de Lameiro da Chicória. Esta Oficina Temática também contou com o apoio de Sinzina que é a Articuladora Municipal em Araci, e de Mariusa, Diretora de STR de Araci, além, é claro, de famílias acompanhas pela FASE com a sua Equipe Técnica.
Como você pode ler em várias outras notícias sobre Oficinas Temáticas, publicadas aqui mesmo nesta página, a concepção que orienta esta iniciativa é aprofundar teórica e praticamente um determinado tema identificado previamente como demanda pelos jovens e mulheres agricultores familiares que atuam como AMAs na comunidade.
Neste caso da oficina realizada em Casinhas, foi organizada uma vista coletiva à propriedade da SenhoraLindinalva, mais conhecida como Neuza, onde as pessoas puderam conhecer e debater o sistema de produção em funcionamento, bastante parecido e inspirado pelos Núcleos Produtivos de avicultura que a FASE implantou nas propriedades de jovens e mulheres AMAs de outras comunidades de Araci.
Entretanto, o diferencial no caso de Dona Neusa, é que seu sistema de produção foi implantado e vem sendo conduzido sem o aporte de recursos financeiros externos. Dona Neusa conseguiu iniciar a atividade, e vem mantendo e ampliando seu plantel, utilizando-se apenas de seus esforços e dos conhecimentos sobre alternativas de manejo das aves que vai identificando e incorporando graças às suas habilidades de agricultora familiar experimentadora.
Ela está criando 100 pintinhos que comprou com apenas dois dias de vida, objetivando engordar essas aves, e em seguida comercializar com um frigorífico da cidade vizinha de Araci. A assessoria técnica da FASE diagnosticou que o aumento na oferta de alimentos para essas aves poderia melhorar a produção de Dona Neusa. A alternativa escolhida, considerando o contexto sócio ambiental da propriedade, foi implantar uma Horta Verão. Trata-se de uma tecnologia crescentemente utilizada por agricultores familiares localizados no Bioma da Caatinga, onde predominam condições características do Semi Árido, portanto sujeitas a longas e freqüentes estiagens.
Em uma área relativamente pequena, prepara-se o canteiro da horta, colocando-se no sub-solo um material impermeável (lona plástica) com o objetivo de reter a água mais próxima da superfície e acessível às raízes das plantas que serão semeadas no canteiro. A produção vegetal subseqüente é direcionada à alimentação animal, ou, eventualmente, para venda, o que também vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da renda de Dona Neusa.
Os participantes desta Oficina Temática trocaram idéias e analisaram os passos dados por Dona Neusa, observando-se então o efeito demonstrativo dos Núcleos Produtivos, bem como o alcance multiplicador da assessoria técnica viabilizada pela FASE.