14/10/2011 13:46
A Campanha Nacional contra os Agrotóxicos teve seu lançamento na Bahia no dia 11 de Setembro de 2011 na Biblioteca Pública dos Barris, em Salvador. O evento foi marcado pela exibição do filme O Veneno está na Mesa do cineasta Silvo Tendler. Além da exibição foi realizada palestra da autora do filme O Mundo Segundo a Monsanto, a francesa Marie-Monique Robin, da professora Catarine Prost, da UFBA e de membros da comissão organizadora da Campanha.
Marie-Monique reafirmou os efeitos dos agrotóxicos na saúde dos trabalhadores e comunidades rurais, especialmente em crianças, gestantes e idosos, assim como na saúde do consumidor. A Catarine Prost enfatizou os efeitos do uso de agrotóxicos no ambiente, causando a morte da biodiversidade local, a contaminação dos corpos hídricos, do solo e do ar. Os membros da comissão que organiza a Campanha na Bahia ressaltaram aspectos do uso de agrotóxicos no estado, citando exemplos do uso desordenado ao longo de rios que abastecem Salvador, como o caso do Rio Paramirim que percorre grandes áreas agrícolas, conhecidas pelo intenso uso de agrotóxicos, dentre eles: o Agropolo, na Chapada Diamantina, áreas de cultivo do Abacaxi em Itaberaba e de fumo em Santo Amaro.
Também foram realizadas reflexões sobre a conjuntura em que os agrotóxicos se estabelecem, ou seja, um modelo de desenvolvimento economicista e atrelado ao agronegócio. Acrescentou-se que o agrotóxico é uma das principais matrizes tecnológicas do agronegócio, e este vem desestruturando o rural no que diz respeito ao espaço de agricultura familiar. O modelo dos agrotóxicos é o mesmo da Revolução Verde com seus pacotes tecnológicos, monoculturas e subempregos. A partir disso, foi levantada a reflexão da forma de desenvolvimento que a população almeja e sobre a construção de um projeto popular para o campo de cunho agroecológico, e com foco no fortalecimento da agricultura familiar.
A FASE BA participou do evento, representada por Isabel Rosa, integrante da coordenação do AMAs II, reafirmando o apoio à luta contra o uso indiscriminado e abusivo de agrotóxicos. A FASE vem trabalhando pela construção de alternativas de desenvolvimento baseadas no fortalecimento da agricultura familiar e na transição para a Agroecologia.
O final deste evento de lançamento da Campanha contra os Agrotóxicos, na Bahia, foi também marcado por uma reunião com as organizações presentes – FASE, Fundação Heifer, e outras – para articular parcerias e auxílio mútuo na divulgação da Campanha.